Mas os bebês que vemos com maior frequência estão nessas primeiras 48 horas de vida e a maioria das pessoas ainda considera esse valor de 40 a 45 para fazer diagnóstico e tratamento de hipoglicemia....Recém-nascidos sintomáticos:
É um distúrbio metabólico bastante comum no período neonatal. A triagem de bebês em risco e o manejo de baixos níveis de glicose no sangue desde as primeiras horas até 48h de vida (período de hipoglicemia transitória por adaptação à vida extrauterina) são um problema frequente no cuidado ao recém-nascido.
Valores do nível de glicose plasmática considerados normais para o recém-nascido: 40 – 150mg/dl. Níveis de glicose sanguínea normais para o recém-nascido. TAMEZ, R.N.; SILVA, M.J.P. Enfermagem na UTI-neonatal: assistência ao recém-nascido de alto risco.
Na década de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a ficar preocupada porque, na tentativa de corrigir a hipoglicemia, os médicos estavam desestimulando o aleitamento materno, já que a primeira providência para elevar o nível de açúcar no sangue de um recém-nascido hipoglicêmico era dar fórmula artificial ...
Causas da hipoglicemia neonatal Há maior probabilidade do bebê apresentar hipoglicemia quando a mãe sofre com diabetes gestacional, faz uso de álcool ou algum medicamento durante a gestação, não tem a diabetes controlada e possui alimentação inadequada, por exemplo.
Quando o nível de glicose no sangue fica abaixo do recomendável, o bebê pode ficar apático, molinho, com tremores nas extremidades, e corre o risco de ter convulsões. Se a glicose no sangue ficar baixa por muito tempo, podem ocorrer lesões cerebrais.