Rocha magmática
Rocha vulcânica ou vulcanito é a designação dada em petrologia e geologia às rochas ígneas de origem vulcânica. É um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma superficial, é extrusiva. ... Basalto, andesito, dacito, riolito, traquito e fonolito são exemplos de rochas vulcânicas.
1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. ... 1.
A formação das rochas ígneas vem do resultado da consolidação devido ao arrefecimento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização, ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutônicas) ou próximo à superfície, sendo rochas extrusivas (vulcânicas).
Resposta: A principal diferença entre rochas vulcânicas e plutônicas é a granulometria. Rochas plutônicas costumam ser mais grossas, enquanto rochas vulcânicas são mais finas.
O Plutonismo é um fenômeno magmático que se processa nas regiões profundas da crosta terrestre quando o magma, ao penetrar na crosta terrestre, não consegue rompê-la ficando preso, retido em suas profundezas, onde se dá a sua consolidação.
Sedimentares. São formadas através da desagregação de fragmentos de outras rochas, levadas pelo vento, pela água ou pela gravidade e depositam-se em regiões mais baixas do relevo. ... São exemplos de rochas sedimentares a ardósia, o arenito e a argila.
Resposta. R: O granito. Explicação: As rochas cristalinas são rochas constituídas por minerais cristalinos, sendo um termo geral e inexato aplicado a rochas ígneas e metamórficas.
Muitos tipos de rochas sedimentares são utilizados na construção civil, por exemplo:
Resposta. Explicação: As rochas sedimentares são rochas formadas através da deposição, e consequente cimentação ou consolidação de fragmentos provenientes de material mineral ou material orgânico. ... Os outros dois grupos são as rochas ígneas, também denominadas de rochas magmáticas; e as rochas metamórficas.
Verificado por especialistas. São as rochas sedimentares.
As rochas sedimentares formam-se por três processos principais: pela deposição das partículas originadas pelo intemperismo de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas; ... pela deposição dos materiais de origem biológica - rochas sedimentares biogénicas.
intemperizam-se mais rápido que rochas de textura mais fina, devido aos processos de expansão e contração. Rochas sedimentares e metamórficas, em geral, apresentam xistosidade, foliação gnáissica, estratificação, etc. Dependendo da orientação (horizontal ou inclinada) podem facilitar ou não o intemperismo.
As rochas podem ser divididas em três grupos principais: ígneas (ou magmáticas), sedimentares e metamórficas.
Questão 3. As rochas magmáticas, como o próprio nome sugere, são aquelas que surgem a partir do resfriamento e da solidificação do magma. Esse processo pode ocorrer abaixo da superfície (processo lento) e sobre a superfície (processo rápido), tendo, assim, características diferenciadas conforme o seu tipo de formação.
rochas sedimentares
Para que ocorra a fossilização é necessário que o organismo possua regiões duras em seu corpo, seja soterrado completamente por uma camada de sedimento (geralmente silte ou argila), meio anaeróbio, água (para a mineralização das partes duras) e a pressão.
Os fósseis geralmente são formados pelas partes duras de seres vivos, como conchas ou ossos. Quando um ser vivo morria, seus restos desciam até o fundo do mar, e camadas de terra e dos restos de outros seres vivos se acumulavam sobre eles. Com o passar do tempo, essas camadas se convertiam em rocha.
A fossilização está diretamente ligada à sedimentação do solo, por isso só é possível encontrar fósseis em rochas sedimentares. Funciona assim: quando uma espécie morre, o seu corpo passa por um processo de decomposição causado pela ação de fungos e bactérias.
Tipos de fósseis
MOLDAGEM, onde apos deixarem sua forma gravada na rocha,são completamente degradados. CONTRAMOLDAGEM, é quando a lacuna deixada no molde é preenchida por minerais. MINERALIZAÇÃO,(permineralização ou petrificação) onde as substancias do corpo sao substituídas por por minerais presentes no meio ou trazidas pela agua.