Um vitelo vive por apenas 6 meses. E aquelas que sobrevivem a este processo são levadas para o abate quando acontece a queda de produção de leite. E por fim, uma vaca pode viver em media 20 anos e na indústria muitas não chegam nem a um terço deste tempo.
Para que a fêmea produza uma cria por ano, que é o ideal, o período de serviço não pode ultrapassar 120 dias.
24 meses
Geralmente, é melhor esperar até que os animais atinjam ao menos 15 meses de idade antes de reproduzir. Mesmo que as raças precoces atinjam a puberdade com cerca de sete a nove meses, é melhor esperar até que alcancem 13 a 15 meses de idade antes de você reproduzi-las.
Segundo especialistas, um touro reprodutor cobre de 25 a 30 vacas.
Em termos de produtividade e valor econômico, o importante é escolher reprodutores que tenham ombros largos; corpo alongado e simétrico em relação à traseira do animal, permitindo maior acúmulo de carne, especialmente na parte posterior, onde estão os cortes nobres; carcaça grande e volumosa.
Muita semente (touro) vendida não passa de embalagem ou de um bom marketing, devendo em conteúdo, qualidade genética. Não caia em conversa para boi dormir. Para comprar um bom touro, estude muito ou consulte um profissional qualificado e comprometido com seus resultados, pois as chances de sucesso aumentarão bastante.
O touro Piledriver, da bateria de leite europeu da GENEX, está no topo do ranking TOP 100 TPI Internacional Bulls, da USA Holstein Association (Associação Americana de Gado Holandês), sendo o 1° colocado em produção de leite, com PTA Leite de 3203 lbs e 6º colocado geral.
Notícias de Leite Ivã Fiv de Brasília é o melhor touro Gir Leiteiro para leite do mundo, pelo Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL). De acordo com Marquez, este é um importante resultado, já que registrou que suas filhas produzem mais leite do que as filhas de todos outros touros da raça.
Os animais escolhidos para iniciar o teste devem ser os de destaque por meio de outros resultados ou filhos das melhores vacas ou touros de linhagem leiteira. Quanto mais novos os animais escolhidos (menos de 5 anos de idade), menor será o ciclo reprodutivo e maior será o ganho genético em menor tempo na fazenda.
O Teste de Progênie é uma metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de suas filhas em vários rebanhos, produzidas por acasalamentos aleatórios, com sêmen codificado, em rebanhos puros e mestiços.
Preferencialmente, os testes de progênie são recomendados para características de baixa herdabilidade, onde o fenótipo do indivíduo não indica, com precisão, o valor genético do reprodutor. Para estas características o teste de progênie contribui para aumentar a eficiência da seleção individual.
Sumário de touros é um documento no qual são apresentados os resultados da avaliação genética de touros, em termos de DEPs, acurácia e percentil, podendo ainda incluir índices que podem agregar, em um único valor, os resultados de várias características, ponderadas de acordo com a ênfase estabelecida no programa de ...
O objetivo do melhoramento genético é o de avaliar características de interesse econômico em um animal para obter a predição dos valores genéticos. ... A importância desse método é o de ordenar os animais para fins de seleção, visando atingir o melhor valor econômico final.
O teste de progênie mede o desempenho de um touro, baseado na performance média de suas progênies em diferentes rebanhos, comparativamente aos de outros reprodutores em prova. A distribuição das progênies em diferentes rebanhos determina o nível de confiabilidade do valor genético do touro.
Por apresentarem um mesmo padrão que os animais registrados conseguem produzir animais que possuem boa MÉDIA DE PRODUÇÃO. ... E na genética, normalmente, um touro vai produzir o que os seus descendentes produzem.
É um processo que permite que certos animais se reproduzam mais que outros. Deste modo, animais com um genótipo desejado produzirão uma prole maior. Quando a seleção é feita durante várias gerações, alguns genes se tornam mais freqüentes dentro de uma população. Portanto, a seleção genética se baseia em duas etapas.