Toda biopsia de fragmento com células atípicas implica na retirada completa da lesão. A presença de células atípicas pode ser um marcador de risco, que a paciente tem um risco maior do que a população em geral em desenvolver o câncer ou pode estar associado já a um carcinoma.
Uma punção aspirativa quando identifica atipia é necessário prosseguir a investigação, ou com uma biópsia de fragmento com com a retirada cuidadosa da lesão. Dependerá de cada caso. Seu mastologista irá avaliar qual o melhor caminho.
1- Conceito : Os processos proliferativos compreende um grupo de lesões relativamente freqüente e são representados por crescimentos teciduais de natureza basicamente inflamatória (sem características histológicas neoplásicas) que ocorrem em diversas localidades da cavidade da boca como resposta à agressões geralmente ...
Lesões proliferativas com atipia. Nessas condições, existe um crescimento excessivo das células dos ductos ou lóbulos, com algumas das células normais não aparecendo. Esses tipos de lesões incluem a hiperplasia ductal atípica e a hiperplasia lobular atípica.
As Lesões Intraepiteliais ou NIC (Neoplasia Intraepitelial Cervical), antigamente conhecida como displasia do colo do útero, são uma condição em que há alterações nas células da superfície do colo.
A necrose adiposa é um nódulo que se forma como resultado de danos na área do tecido adiposo mamário. A necrose adiposa é uma situação benigna (não cancerígena) e não aumenta o risco de vir a desenvolver cancro da mama. Pode afectar mulheres de qualquer idade.
O tecido mamário é composto de glândulas mamárias, ductos de leite, tecido de suporte, e tecido adiposo (tecido mamário não denso). Na mamografia nós temos basicamente duas densidade principais, que é a da gordura, que aparece mais escura, e a densidade do tecido glandular e de suporte, que aparece mais branca.
A prótese de silicone atrás da glândula, também chamada de retroglandular, é a mais realizada. Como resultado teremos mamas mais marcadas, principalmente na sua porção superior.
A cirurgia de Mamoplastia de aumento com Prótese de Silicone colocada na parte traseira do músculo, ou retromuscular, surgiu para atender as pacientes vítimas do câncer de mama, pois nestes casos, existe uma falta de tecido mamário e pele, consequências da radioterapia, e a colocação do implante atrás do músculo ...
Embora todas as opções apresentem suas vantagens, o ideal é fazer a escolha junto com o seu médico. Somente o cirurgião plástico tem a experiência e o cuidado profissional para auxiliar se será melhor colocar o silicone atrás ou na frente do músculo peitoral.
Quando a prótese é colocada abaixo da glândula mamária e acima do músculo, é chamada de subglandular (silicone acima do músculo). Já quando o implante fica abaixo do músculo, é chamado de submuscular.
Sim, a prótese pode se deslocar e ficar fora do lugar. Após a colocação do implante de silicone, o organismo forma uma película em torno da prótese (chamada cápsula) que se forma em geral nos três primeiros meses após o procedimento cirúrgico.
As mulheres com silicone nos seios que sentirem incômodos constantes; mama com formato diferente (assimetria); pequenos ondulamentos na superfície da prótese; endurecimento da região; e fortes dores e mama inchada, podem estar com encapsulamento.
O deslocamento da prótese de silicone também pode ocorrer se houver um trauma ou pressão intensa na mama. Geralmente, estes impactos são causados por acidentes automobilísticos ou pancadas muito violentas. Nessas situações é normal sentir a prótese de silicone se mexer, porque o impacto será grande.
Como saber se a prótese de silicone rompeu Quando o paciente apresenta sintomas de rompimento da prótese ele pode ser percebido devido contratura capsular de grau elevado, nódulo mamário ou alteração no formato ou firmeza da mama. A ruptura de prótese pode ser intra-capsular ou extra-capsular.
A maioria dos pacientes não apresentam qualquer sintoma ou sinal clínico quando o seu implante está rompido, sendo considerada uma ruptura “silenciosa”. Os pacientes sintomáticos podem apresentar contratura capsular, nódulo/massa na mama ou alteração no formato ou firmeza da mama.
Esta ruptura pode ser intracapsular, na qual o silicone fica contido pela cápsula fibrosa que envolve a prótese, ou extracapsular, onde o silicone extravasa para fora da cápsula fibrosa, segue em direção ao parênquima mamário, podendo migrar para a rede linfática.