A fêmea nidifica em cavidades de tocos ou galhos, onde deposita um ovo e o choca durante cerca de um mês. Facilmente confundida com um galho, devido à coloração da plumagem, o urutau pode ser encontrado em florestas, campos e cerrados por todo o Brasil.
A melhor forma de fornecer o alimento é com o uso de uma seringa pequena cortada na ponta, introduzindo o alimento aos poucos. Observe que este deve estar na temperatura ambiente. Evite contato direto com o filhote, se possível forneça o alimento sem tocar na ave.
Quando o filhote estiver forte o suficiente para deixar o ninho e começar a pular pela caixa, você pode alimentá-lo a cada hora. Você pode reduzir gradualmente esse tempo para uma vez a cada duas a três horas, e começar a deixar um pouco de comida na caixa para o pássaro pegar ele mesmo.
Para alimentar filhotes de Beija-Flor indico o uso exclusivo de Alcon Club Beija-Flor Néctar. Os filhotes devem ser alimentados com um conta-gotas, no mínimo 5 vezes por hora, durante o dia, à noite o metabolismo do animal baixa significativamente não necessitando de alimento.
De qualquer forma, em lojas especializadas, é possível encontrar uma papa de criação apropriada. Um exemplo de papa caseira pode ser feita com ração de gato embebida em água, ovo cozido e farinha de rosca, tudo misturado até obter uma consistência pastosa.
Ao passo que o pássaro cresce, muda-se a dosagem de água e papa, bem como a quantidade de vezes que ele precisa ser alimentado. De 0 a 7 dias de vida, o ideal é misturar uma dose de papa e duas de água e oferecer ao pássaro a cada 2 horas. De 8 a 30 dias, é uma dose de papa e uma e meia de água, a cada 4 horas.
Esse alimento diferenciado pode ser oferecido até que o papagaio complete 90 dias. Nos primeiros dias de vida, o filhote deve ser alimentado de seis a oito vezes por dia. À medida que vai crescendo, entretanto, a frequência deve ser reduzida aos poucos até que ele esteja recebendo quatro refeições aos 60 dias de vida.
Ele vai sentar em seu poleiro e parecerá inchado, geralmente com a cabeça baixa ou sob sua asa. O pássaro pode passar muito tempo com os olhos fechados. Irá parar de comer, e se tornará muito difícil fazer com que ele se desloque de um canto do poleiro a outro, ou fazer com que vá comer ou beber água.
A seguir, confira as recomendações da veterinária: Filhotes de 2 a 4 meses de idade: 4 vezes ao dia. Filhotes de 4 a 8 meses de idade: 3 vezes ao dia. Cães saudáveis a partir de 8 meses: 2 vezes ao dia.
Um cachorro filhote deve comer de 3 a 4 vezes por dia, sendo que a quantidade de ração diminui gradativamente ao longo de um ano. Um cão até 80 dias com peso entre 2,2 kg e 4,3 kg, pode comer entre 77 e 128 g/dia. A partir dos 80 dias de vida e até 6 meses de idade, essa quantidade fica entre 68 e 112 g/dia.
De 2 a 3 meses, os cães filhotes devem consumir entre 150 e 200 gramas de ração macia (ou amolecida com água) por dia. Já cãezinhos com 4 a 5 meses de vida devem se alimentar com 250 gramas de ração, fracionadas em 3 refeições diárias.
A partir dessas informações é possível calcular a quantidade de ração. Basta dividir o consumo diário pela quantidade em cada refeição. Se, por exemplo, você tem um Beagle Adulto, que consome até 240 g e é alimento 2 vezes ao dia, é fácil saber que em cada refeição será servida até 120 g ou 1 copo e meio de 200 ml.
- Porte pequeno (de 4 a 8 kg): cães adultos de tamanho pequeno devem consumir de 95 g a 155 g de ração diariamente. Já se prefere saber a quantidade em xícaras, saiba que entre 1,5 e 2,5 é suficiente. - Porte médio (de 8 a 20 kg): o indicado é oferecer entre 160 g e 320 g de ração por dia.
- Porte médio: de 1 a 3 meses de vida filhotes desse tamanho precisam receber entre 100 g e 358 g por dia de ração. De 3 a 6 entre 200 g e 400 g, e de 6 a 9 de 230 g a 450 g. - Porte grande: filhotes que possuem entre 1 e 3 meses de vida devem receber uma quantidade diária de ração que varia entre 120 g e 400 g.
Do primeiro ao quinto mês de vida, o filhote come três vezes ao dia. Diminua a frequência da alimentação para duas vezes diárias a partir dos seis meses de idade. A ração deve ser fornecida seca e sem mistura com outros produtos.
Para saber a quantidade de comida para oferecer ao seu cachorro, saiba que, em geral, os cães devem comer de 2% a 3% do seu peso total. Por exemplo, se o animal pesar 1kg, a quantidade de comida deve ficar entre 29g e 33g. Se pesar 4kg, a quantidade deve ficar entre 78g e 92g.
O ideal é seguir a quantidade indicada na embalagem da ração e oferecer o alimento dessa forma:
Por isso, quando o cãozinho fizer um mês, ofereça somente ração para filhote úmida. No segundo mês, troque por ração semiúmida. Só após o terceiro mês de vida é indicado introduzir ração seca ao amigo peludo. Pois ele vai estar mais desenvolvido e com os dentes fortes.
Não leve pra casa um filhote de cachorro com menos de 2 meses (60 dias). A maioria das pessoas tende a levar pra casa o filhote com 45 dias e tem pessoas que chegam a levar um filhote com 30 dias pra casa. ...
Os únicos alimentos indicados para os filhotes recém-nascidos são o leite materno e substitutos do leite materno. Dar leite de vaca para cachorro faz parte de um senso comum; afinal, trata-se de uma fonte importante de cálcio e energia para proporcionar um crescimento saudável.