Número de massa, simbolizado pela letra A, é a soma do número de prótons e nêutrons contidos no núcleo de um átomo. Exemplo, o núcleo de um átomo de sódio contem 11 prótons e 12 neutrons, portanto, o seu número de massa é 23.
Para determinar a camada de valência através da tabela periódica é preciso identificar o período e a família do elemento. Assim, enquanto a família 1A apresenta 1 elétron de valência, a 2A apresenta 2, e assim sucessivamente.
Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.
Exemplos. O átomo N e o íon radical O+ são isoeletrônicos porque cada um tem 5 elétrons na camada eletrônica exterior. Da mesma forma, os cátions K+, Ca2+, e Sc3+, os ânions Cl−, S2−, e P3− são todos isoeletrônicos com o átomo Ar.
As espécies isoeletrônicas na Química, compreendem espécies que apresentam a mesma quantidade de elétrons na camada de valência. Por apresentar a mesma quantidade de elétrons são capazes de formar prótons, elétrons e neutrons, dependendo do grau de eletronegatividade que estas espécies apresentam.