Os remédios de farmácia que geralmente são indicados para aliviar a dor de cabeça são:
Ela ocorre quando o 5º nervo craniano (trigêmeo) é estimulado, liberando substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro, provocando cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
A enxaqueca é uma das cefaleias primárias mais prevalentes, tendo como característica uma “desordem” no sistema nervoso central, caracterizada por dor de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz (fotofobia), ao som (fonofobia) ou movimento da cabeça (saiba mais sobre a enxaqueca neste link!).
Verdade. Certos alimentos podem iniciar ou piorar as crises: gordura, chocolate, chá, café, frituras e alguns temperos. As bebidas alcoólicas, principalmente o vinho, provocam fortes crises de enxaqueca.
A dor de cabeça da sinusite é facilmente confundida com a de quadros de enxaqueca, já que ambas são igualmente fortes. Mas na hora de diferenciar essas duas doenças, procure saber se há uma região dolorida do seu rosto (seios paranasais) e se existem outros sintomas da própria enxaqueca.
O descongestionante age contraindo os vasos sanguíneos e, quando se contraem alguns dos vasos sanguíneos da região da face, os sintomas da enxaqueca podem melhorar. Nessa hora a pessoa se engana, pensando que se remédio para sinusite melhora seus sintomas, então o problema só pode, mesmo, ser este: sinusite.
Analgésicos e anti-inflamatórios Um dos sintomas da sinusite é a dor e a inflamação da garganta e dor de cabeça devido à sua proximidade com os seios nasais. Por isso, analgésicos como o paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno, podem ajudar a aliviar estes sintomas.
Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.
Quais são os sintomas da sinusite?