A Cordilheira dos Andes foi formada no período terciário, cerca de 65 milhões de anos atrás, através do contato das placas tectônicas Sul-americana e do Pacífico. Lembre-se que o nome Cordilheira refere-se a um conjunto de montanhas.
Resposta: Relevo: Cordilheira dos Andes. A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa, formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário.
Havia vias fluviais extensas e … navegáveis, como nas bacias Amazônica e Platina, mas os demais grandes cursos, como o São Francisco, Doce e Araguaia, tinham a navegação naturalmente dificultada.
Resposta: As grandes cadeias montanhosas surgiram por acção das placas tectónicas, e em áreas de colisão de placas. A cordilheira dos Himalaias surgiu com o choque das placas tectónicas da Ásia com a India. A cordilheira dos Andes foi formada do choque da placa sul-americana com a placa do Pacífico.
As Montanhas Rochosas (ou Rocky Mountains) estão situadas na parte ocidental da América do Norte, partindo do Novo México, nos Estados Unidos, até a província da Colúmbia Britânica, no Canadá.
Na América do Sul, temos a Cordilheira dos Andes, na costa do Pacífico. Esta cordilheira se estende pela América Central, com o nome de Sierra Madre. Por fim, na América do Norte, há as Rochosas, dos EUA ao Canadá na costa oeste e os Apalaches, de menor porte, próximo à costa do Atlântico.
Essa região do continente americano abriga importantes tipos de coberturas vegetais como: tundra, floresta temperada, estepe e pradarias, vegetação desértica, savana, vegetação de altas montanhas e áreas desprovidas de vegetação. Não pare agora...
Os principais paralelos que atravessam o território brasileiro são dois: O equador e o trópico de Capricórnio....Essa linha imaginária atravessa três oceanos, três continentes e 10 países: