A Fototerapia é um tratamento baseado na interação da irradiação eletromagnética da luz com os tecidos biológicos. ... A Fototerapia ocorre quando a interação da Luz com o tecido biológico se dá por meio dos Fótons que são pequenos pacotes de energias, mas que não carregam matéria, esses fótons são os constituintes da luz.
Como usar a luz infravermelha O tempo de tratamento com a luz infravermelha varia entre 10-20 minutos, sendo que para alcançar os benefícios terapêuticos deve-se manter uma temperatura no local de tratamento entre 40 e 45 °C por pelo menos 5 minutos.
O termo Fotobiomodulação (também conhecido como Fototerapia) é usado para abordar de forma mais abrangente a ação da luz com objetivos terapêuticos, cujo efeito pode ser bioestimular ou bioinibir. A bioinibição acontece quando ocorre o excesso de degradação de fibras de colágeno e outras biomoléculas na pele.
O laser de baixa potência aumenta a atividade quimiotática e fagocitária dos leucócitos humanos in vitro. No processo de reparo das feridas, a ativação dos linfócitos pela radiação laser pode torná-los mais responsivos aos mediadores estimulativos presentes nos tecidos injuriados.
Quando aplicado sobre a pele, o LED atua em nível celular, ativando alguns fotorreceptores das células e promovendo um aumento do metabolismo celular, através de reações fotoquímicas causadas pela penetração da luz nos tecidos cutâneos.
O uso do da luz de Led vermelha tem a indicação como um ótimo cicatrizante, regenerador e anti-inflamatório, além de ajudar na produção de mais colágeno. Em combinação com o Led de cor amarela, o resultado costuma ser eficiente quando a meta é eliminar manchas e aumentar a elasticidade cutânea.
LED azul: tem efeito bactericida. Trata a acne, melhora a hidratação do tecido, ameniza as manchas e os vasinhos e ajuda a clarear algumas áreas. LED amarelo: estimula o colágeno, a elastina, melhora a elasticidade das fibras, além de ter efeito drenante.
A máscara de LED foi criada para tratar acne e promover o rejuvenescimento da pele. Ela é feita de plástico e tem a capacidade de se moldar ao rosto do paciente. Na parte de dentro, tem pequenas luzes coloridas que podem alterar as células e renová-las.
Assim como a escolha da cor, a frequência de utilização da sua máscara de LED depende do problema a ser tratado e, até mesmo, o estado da sua pele antes do início do tratamento. Normalmente, o uso recomendado fica entre uma e duas vezes por semana.
Como preparar a pele para uma máscara facial?
Como usar máscara
Ela deve ser usada por 15 – 20 minutos depois da rotina normal de cuidados e o restinho de produto que fica na pele após a aplicação, não deve ser enxaguado do rosto. Depois disso é possível seguir sua sequência de tratamento, com um antissinais ou o produto recomendado por seu dermatologista.