Destinados a transportar a energia elétrica desde a fase de geração até a fase de distribuição, abrangendo processos de elevação e rebaixamento de tensão elétrica, realizados em subestações próximas aos centros de consumo. Essa energia é transmitida em corrente alternada (60 Hz) em elevadas tensões (138 a 500 kV).
Um transformador de energia é um equipamento que tem como finalidade transmitir potência ou energia elétrica entre diferentes circuitos por meio da indução de tensão e corrente ou da modificação da impedância do circuito elétrico. É muito comum encontrá-los em postes e locais onde existam instalações elétricas.
Um transformador é um dispositivo destinado a modificar os níveis de tensão e corrente elétrica, mantendo potência elétrica praticamente constante, de um circuito a outro, modificando também os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.
É por essa razão que encontramos grandes transformadores nos postes, cuja função é a de abaixar o potencial elétrico da corrente que é conduzida pelos fios, levando-a para as residências com tensões de 110 V ou 220 V.
O transformador de energia é um dispositivo elétrico responsável por aumentar ou diminuir determinado valor de tensão elétrica, que a gente conhece como volt (v), ou corrente elétrica, amperes (A).
Um transformador funciona do seguinte modo: ao aplicar uma tensão alternada no enrolamento primário surgirá uma corrente, também alternada, que percorrerá todo o enrolamento.
Um transformador abaixador que diminui a tensão do primário para o secundário (tem mais voltas do enrolamento primário do que voltas do secundário) é chamado de transformador abaixador.
Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.
Quantos e quais são os tipos de transformadores?
Um transformador é constituído por um núcleo, feito de um material altamente imantável, e duas bobinas com número diferente de espiras isoladas entre si, chamadas primário (bobina que recebe a tensão da rede) e secundário (bobina em que sai a tensão transformada).
Tipos de ensaio de transformadores e suas características
Ensaios de rotina em transformadores elétricos
Vários testes podem ser feitos para determinar a condição dos transformadores de potência. ... Outros valores elétricos, como enrolamento e resistência de isolamento, corrente sem carga ou capacitância e fator de dissipação/fator de potência na frequência de linha, também são medidos periodicamente no local.
Controle e testes finais. Todos os testes são realizados no local, nos laboratórios de testes da HHIB, exceto resistência a curtos-circuitos. A capacidade de resistência a curtos-circuitos do transformador é comprovada por meio de cálculos.
Meça as tensões do circuito. Compre um multímetro digital para medir a tensão. Elétricas, lojas de materiais de construção e ferramentas são algumas das lojas que vendem esse aparelho. Coloque as pontas do multímetro nas linhas de entrada para verificar se o primário do transformador não está com curto-circuito.
No exemplo mostrado o 127V deve ser ligado entre os fios azul e preto e não entre azul e vermelho. Quanto ao 220V deverá ser ligado entre preto e vermelho, ou seja, na soma dos dois enrolamentos.
Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.