O interior do chuchu liberta um líquido viscoso que adere à pele e forma uma camada que mesmo durante a lavagem é difícil de remover. Além disso, tem potencial para causar irritação da pele em pessoas com a pele mais sensível.
A dica é antes de descascar corte o chuchu no meio e retire o caroço (toda essa massa branca no centro). Depois descasque normalmente, pois ele não soltará o leite que deixa a mão com aspecto ressecado. Aproveitando pra falar um pouquinho dele, o chuchu é um fruto rico em fibra, água e contém baixíssima calaria.
Para que aquela baba do chuchu não grude na sua mão, descasque-o embaixo de água corrente. Outra opção é colocar um pouco de óleo nas mãos antes de descascar.
Antes de descascar o chuchu, coloque um pouquinho de óleo nas mãos. Isso vai evitar que a “cola” grude nas suas mãos. Mas, cuidado, viu? O óleo vai deixar as suas mãos um pouco escorregadias, então use aquela faca própria para cortar legumes ou um descascador de legumes.
Usando ingredientes comuns. Use óleo de cozinha ou margarina. Esfregue um pouco de óleo (vegetal ou de canola ou até azeite de oliva) nos pontos das suas mãos que estão sujos com seiva por 30 a 60 segundos. Quando você terminar, lave-as com água morna e um detergente de louça.
Pedra de Gelo para tirar manchas de Abóbora Mais que lavar as mãos, deverá esfregar uma batata e vai verificar como resulta!
Experimente tirar a mancha com álcool isopropílico, um bom removedor de manchas ou sabão líquido. Desde que você não tenha deixado a seiva secar, a sua roupa vai ficar novinha em folha.
Esfregando álcool Despeje um pouco de álcool sobre o local, cobrindo toda a área manchada pela seiva da árvore. Deixe por pelo menos 30 minutos antes de lavar. Em seguida, coloque na máquina com sabão em pó comum para remover a sujeira.
Você também pode colar um pedaço de fita crepe sobre a mancha de flores na roupa, para eliminar todo excesso que conseguir, e com isso facilitar a limpeza de sua peça de roupa. Mas lembre-se de nunca esfregar a área atingida, isso faz com que o pólen solte um óleo sobre a roupa, aumentando assim a área manchada.
Ponha a peça de molho durante 2 horas em água com lixivia e açúcar (para 5 litros de água, acrescente meio copo de água de lixivia e 5 colheres de sopa de açúcar). Depois, esfregue as manchas ao de leve e enxague. Por último, lave a peça normalmente.
O que também pode desbotar a roupa e, por isso, é melhor usar para tirar manchas de jaca de peças claras é a água oxigenada. Da mesma forma que a acetona, o recomendado é aplicar algumas gotas da substância no local da sujeira, deixar que atue no tecido por alguns minutos e, depois, enxaguar bem a roupa com água fria.
Coloque um pouco de água. Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe a mancha. Enxague com vinagre branco de mesa. Passe agora uma esponja novamente com detergente neutro e enxague com água limpa para retirar o excesso.
O sumo de limão também é muito eficaz para remover uma nódoa de cereja de uma camisa, por exemplo. De seguida, usando um pano, aplicar um pouco vinagre. Para tecidos delicados de cor, recomendamos lavar a nódoa com vinagre branco e lavar imediatamente depois com água.
Encha uma pia ou um balde de água com temperatura nem fria nem morna. Misture cerca de 1/4 de xícara de alvejante sem cloro. Coloque a área manchada na água, deixe-a de molho por trinta minutos e, então, enxague-a. Se a mancha de mirtilo ainda estiver na camisa, vá para o próximo passo.
Para limpeza básica de mamadeira e de bico, use detergente e vinagre. Para uma limpeza mais corriqueira, você pode usar a mistura detergente + vinagre. Lave em água corrente e enxágue várias vezes, principalmente no interior da mamadeira, para não deixar nenhum resíduo no bico ou no fundo do recipiente.
Em um panela ferva água suficiente para cobrir as roupas brancas. Acrescente sabão em pó até a água ficar azul, insira 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe de molho por aproximadamente 6 horas. Após esse período, lave a roupa normalmente. Caso seja na lavadora utilize o ciclo longo.