Os principais objetivos de um sistema tático é basicamente levar em consideração a coletividade e projetar uma boa defesa e um bom ataque fazendo com que um time sofra menos ataques sucessivos do adversário e que o seu ataque consiga furar o bloqueio adversário de maneira efetiva.
Seguindo na mesma importância, (Melo, 2002) relata que o passe é o fundamento mais utilizado no futebol. Portanto, deve-se desenvolver esta habilidade nos jogadores, pois, num passe que é dado com rapidez e eficiência, dificilmente o adversário pode se apoderar da bola.
Para uma melhor prática do futebol, faz-se necessário o conhecimento e domínio de algumas técnicas básicas, tais como: condução, passe, chute, drible ou finta, recepção, cabeceio e arremesso lateral.
O jogo é disputado em sets (de 18 pontos, sem vantagem). Os fundamentos são basicamente saque, recepção, passe, ataque e defesa. Mas, diferentemente do vôlei, só se usa pé, coxa, peito, cabeça e ombro.
MIKASA | Bola de Futevôlei Mikasa FT- 5 A bola de futevôlei FT-5 Mikasa é considerada o melhor modelo no mercado! Ela é produzida em couro sintético de alta densidade e possui laminado externo com tecnologia diferenciada, que oferece extrema resistência, além da impermeabilidade.
Tamanho e peso Agora, as bolas de futevôlei e as de futebol costumam ter quase meio quilo. Só que os modelos pra futevôlei são um pouquinho maiores, podendo chegar a 70 centímetros de circunferência.
18 x 9 metros
Explicação: Não há muita diferença de tamanho entre diferentes modelos de bola de futevôlei. Em geral, sua circunferência tem entre 68 e 70 centímetros. Apesar disso, não é raro ver praticantes usando bolas de outras modalidades, como futebol, vôlei, futebol e vôlei de praia, e até futsal.
Dicas para amaciar a Bola Mikasa Pegue uma lixa de parede fina e comece a lixar levemente a bola. A ideia nesta etapa é tirar um pouco daquele “verniz brilhante” da bola para que o couro absorva a mistura que faremos a seguir.
Como amaciar bola de futevôlei? R:Uma dica para amaciar a bola mais rápido é usar ela após uma ou duas semanas de uso, ela amacia naturalmente, caso queira acelerar esse processo, você pode colocar ela em uma sacola plástica antes do uso e deixar que o calor amacie.
A VLS 300 é a bola de vôlei de praia Mikasa oficial, utilizada em campeonatos mundiais. Com selo de aprovação da FIVB, ela é de ótima qualidade e apresenta todas as medidas necessárias para deixar sua performance de vôlei de praia ainda mais incrível.
O objetivo da altinha é, sem usar as mãos, não deixar a bola cair. E fazer isso da maneira mais bonita possível. Vale aproveitar os ombros, a cabeça e os pés, em rápidas bicicletas e voleios. Uma das características mais legais da altinha é que não há uma competição entre os jogadores e sim um espírito cooperativo.
Habilidade, controle de bola e equilibrio corporal em um jogo de equipe para deixar a bola o maior número de vezes no alto. A altinha se caracteriza por unir as noções básicas do futevôlei, em forma de círculo, valendo qualquer movimento tais como chutes, joelhadas e cabeçadas.
A fotografa Luciana Whitaker realizou um ensaio registrando outras maneiras de futebol como a brincadeira de altinha, um jogo praticado à beira-mar, onde em forma de roda as pessoas passam a bola em toques sem deixa-la cair. O jogo surgiu na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Regras nos campeonatos
Começando com a bola nas mãos. Segure a bola bem na frente do corpo, mais ou menos na altura do peito. Deixe-a cair e pingar no chão; enquanto ela estiver descendo após esse quique, impulsione-a para cima com o pé (de preferência, o “dominante”) com força suficiente para ela atingir a altura do peito.
É jogado por duas equipes formadas por dois ou quarto jogadores. O jogo é disputado em uma quadra de areia, medindo 18x9 metros, dividida por uma rede suspensa. Os jogadores têm por objetivo enviar a bola por cima da rede usando toques que podem ser efetuados com os pés, coxas, peito, cabeça e ombros.
Para os praticantes, o futevôlei não é um esporte barato. Nos clubes, a prática é restrita a sócios e, nas quadras de rua, duas aulas por semana não saem por menos de R$ 200.