Florença
Resposta. A península Itálica foi a região na Europa que mais reuniu condições para surgimento da mentalidade renascentista: Forte desenvolvimento urbano e comercial das cidades italianas (Gênova, Veneza, Florença, Milão, etc), burguesia europeia mais rica (domínio do comércio no Mediterrâneo). Situação de paz interna.
A queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que contribuíram para o surgimento do renascimento. Aliado a isso, estava o passado cultural rico de Roma que os italianos do período renascentista tentavam reviver.
No plano econômico, o renascimento comercial reativou o intercâmbio cultural entre Ocidente e Oriente, configurando-se como principal fator do renascimento cultural. No piano social, a urbanização gerava as condições de uma nova cultura, sendo as cidades o pólo de irradiação do Renascimento.
O renascimento foi um movimento urbano, visto que foi muito bem apoiado pelos burgueses. Era a expressão do povo que habitava as cidades livres. ... Outro fator que contribuiu para o renascimento foi o surgimento dos mecenas, estes eram ricos que patrocinavam os artistas renascentistas.
O renascimento urbano foi a consequência direta do aumento da população, devido o aumento na produção dos alimentos entre os séculos X e XI. Na Europa. afim de se libertarem da opressão e das obrigações no período feudal, os camponeses fugiam das suas terras no campo.
Resposta. Resposta: Foram espaços formados através do renascimento comercial, quando os feudos começaram a entrar em decadência. Por ser caracterizado pelo comércio, quem participava desses burgos ficou conhecido como "burguês".
Resposta. As cidades medievais podem ser chamadas de burgos, geralmente localizadas ao redor do castelo, onde se vendiam o excedente da produção, daí surgiu o porquê do nome da burguesia.
Surgimento da Cidade Medieval O Império Romano possuía um desenvolvimento urbano elevado com as rotas comerciais, que supriam as necessidades da população urbana, e a grande população que habitava as cidades.
Resposta. As classes, em uma piramide ficari (camponeses na base) comerciantes e demais em seguida logo acima a realeza e o clero(igreja) elas se organizavam em feudos que era uma especie de "condominio" onde os moradores trabalhavam para ficarem protejidos dos perigos da idade media como ladroes etc..
Resposta. Os medos eram as invasões dos povos bárbaros.
Cidades medievais: Uma viagem no tempo Seus edifícios e monumentos arcaicos refletem o cuidado que o continente tem com a sua história antiga. Castelos, basílicas, igrejas, mosteiros e pontes tornarão o seu tour ao passado ainda mais real.
As cidades medievais eram cidades primitivas, nas quais as figuras de mais importância eram as mais ricas! As cidades medievais, acho eu que continham: Igrejas,casas,locais de comércio! (Não somente comércio com dinheiro, comércio também das trocas), palácios luxuosos etc!৩ নভেম্বর, ২০১৪