As folhas. A bebida conhecida como Cataia é uma mistura de cachaça com folhas da cataia, uma planta com atributos medicinais, usada para tratar azia e má digestão, cicatrizar feridas e ajudar quem tem problemas sexuais.
Usada na medicina popular como remédio para desarranjos do estomago, dispepsias, falta de apetite, flatulência, gastralgias catarros crônicos. O chá das folhas e da casca são bom para o sangramento das gengivas, hemorragias nasais, afecções no útero e na próstata (FRANCO; FONTANA, 1997).
Infusão ou chá de cataia
Família: Solanaceae Fitoterapia: Na medicina popular é utilizada como calmante e diurética. Na cultura dos índios guaranis, é utilizada em infusão das folhas e raízes no combate à dor de dente. É também utilizada para combater o amarelão nos animais.
Ela fica de molho em água por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas. Depois do prazo, a semente fica inchada e está pronta para produzir a muda. Para preparar o substrato, deve-se usar duas partes de terra de subsolo, uma parte de areia e uma parte de esterco curtido.
Essa fruta tem poucas calorias e carboidratos, mas é rica em nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco. A jabuticaba pode ser consumida fresca ou em preparações como geleia, vinhos, vinagre, aguardente e licores.
“A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa. Isso pode causar prisão de ventre”, explica a nutricionista Luciana Drumond.