A sociologia marxista pode ser definida como "uma forma de teoria do conflito associada com (...) o objetivo do marxismo de desenvolver uma ciência positiva (empírica) da sociedade capitalista como parte da mobilização de uma classe trabalhadora revolucionária".
A anomia é um conceito desenvolvido pelo sociólogo francês Émile Durkheim para explicar a forma com a qual a sociedade cria momentos de interrupção das regras que regem os indivíduos. O termo deriva da palavra grega nomos, que significa “norma”, “regra” e precedida pelo prefixo de negação a- (“não”).
De acordo com as ideias de Weber, a dominação racional legal é aquela realizada pelo Estado, sociedade e empresas. ... De certo modo, a dominação considerada racional é baseada em normas que definem uma hierarquia na relação entre as pessoas. Em uma empresa, por exemplo, o vendedor é subordinado ao gerente.
É o tipo de dominação que se baseia no uso das Leis do Estado e demais regras presentes na sociedade. Na realidade, a dominação racional legal é baseada em normas que definem uma hierarquia na estrutura social. Nesse sentido, é um tipo de dominação que exige obediência a tudo o que é passado pelo responsável.
NOME OU DENOMINAÇÃO EMPRESARIAL. Considera-se nome empresarial (antiga "razão social") a firma ou a denominação adotada para o exercício de empresa. Equipara-se ao nome empresarial, para os efeitos da proteção da lei, a denominação das sociedades simples, associações e fundações.
Essa autoridade refere-se a pessoa pública que utiliza-se da área do direito para decretar ordens e de fazer-se obedecer. A autoridade é portanto uma forma de dominação, já que exige/requer a obediência de outrem. Sem obediência, a autoridade não qualquer faz sentido nem surte os efeitos pretendidos.