Os benefícios do sono para a memória são bastante conhecidos. Mas um novo estudo sugere que também é possível aprender novas palavras enquanto se dorme. Vários estudos têm demonstrado que dormir fortalece a memória e que as palavras que aprendemos quando estamos conscientes se consolidam se ouvidas durante o sono.
É bastante comum ouvirmos por aí pessoas se questionando 'É possível aprender inglês dormindo? '. Bom, nós fomos atrás de alguns estudos para saber a resposta e descobrimos que: sim e não. Alguns estudos dizem que é possível sim adquirir novos conhecimentos dormindo.
O cérebro descansa, mas não para! Os neurónios, durante o sono, ativam-se em sincronia para que toda a informação recolhida durante o dia seja processada. Durante o sono, o cérebro forma mielina de uma forma mais intensa, uma substância rica em lípidos muito importante para a boa conservação das fibras nervosas.
De acordo com o serviço de streaming Spotify, a lista de reprodução de sono de muitos usuários tinha o nome de Ed Sheeran, cujas as faixas mais populares ficam levemente acima da taxa ideal de batida por minuto (bpm) recomendada para o sono: Perfect, com 95 bpm; Shape of You, com 96 bpm; e Happier, com a menor batida ...
“Escutar música pode ajudar a embalar o sono, porém devem ser evitadas músicas muito agitadas. ... Além de ajudar a dormir, pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriram que ouvir música na hora de dormir traz benefícios também para a memória.
Recomendamos-lhe alguns dos seguintes:
As ondas sonoras podem contribuir para uma melhor qualidade de sono. Dessa forma, ouvir música antes de dormir pode trazer benefícios, e até mesmo ajuda a dormir mais rápido. ... Programar o tempo da música para um breve horário até adormecer, pode te ajudar a dormir melhor sem prejudicar a higiene do sono.
Não. Se você optar por dormir usando fones de ouvidos e considerando que o volume esteja baixo, não há indícios que isso possa prejudicar sua audição, porém isso pode deixá-lo mais vulnerável para pegar uma infecção no ouvido.
Todas esses fatores fazem do zumbido um mal complicado de tratar, já que exite um tratamento adequado para cada situação. Entretanto, uma nova pesquisa aponta que dormir com fones de ouvido pode ajudar o cérebro a ignorar os sintomas causados pelo zumbido.
Quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas: movimento, memória, atenção, emoção... Diversos estudos já mostraram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como "hormônio do prazer".
Além de levantar os ânimos, música atua sobre sistema imunológico, respiratório, cardíaco e pode acelerar recuperação em caso de doenças; cantar também modifica o cérebro e estimula produção de endorfinas, hormônios do prazer.
Uma pessoa pode ouvir diversas vezes a mesma música pois esta lhe remete às suas próprias vivências, ajudando-o a compreender os sentidos nelas envolvidos, tal como se propõe a psicorapia. Pode haver uma identificação entre o ouvinte da música com sua letra e melodia.
Causas – A alucinação musical é um tipo de alucinação auditiva em que o indivíduo passa a ouvir músicas mesmo quando elas não estão tocando. A sensação costuma gerar desconforto entre os pacientes, que sabem que estão tendo alucinações.
O fato é que ouvir suas canções favoritas faz com que o seu cérebro produza o neurotransmissor conhecido como “dopamina”, cuja função é transmitir informações entre nossas células nervosas, os neurônios. A dopamina é conhecida por influenciar comandos cerebrais ligados à memória e, principalmente, à sensação de prazer.
Desligue o rádio. Quando for dirigir, tente não mexer no rádio; só se for para desligá-lo. No entanto, se estiver de passageiro, peça para que o rádio seja desligado e explique que está tentando passar menos tempo ouvindo música. Para se prevenir, leve um protetor auricular e tampe os ouvidos.
Musicofilia (Ou o vício na música)
Para não prejudicar a audição, o ideal é limitar o tempo em que nos submetemos a atividades muito barulhentas. Por isso, o ideal é usar fones de ouvido no máximo uma hora por dia, segundo a OMS.
Dicas para parear e conectar dispositivos
Como usar duas caixas de som ao mesmo tempo no PC
Como conectar fones de ouvido Bluetooth ao Chromecast
Fones de ouvido sem fio
Smartphone sem som no fone de ouvido? Veja o que fazer
Celular sem som: saiba o que fazer para corrigir o problema
No Android