Diferenças individuais. Outra das causas mais comuns dos conflitos no trabalho é a diferença nas expectativas, personalidade, contexto, sexo ou idade dos membros da equipe. Apesar de ser perfeitamente possível trabalhar bem com pessoas diferentes de nós, a realidade é que isso pode se transformar em um desafio.
Desenvolver bons recursos para trocar informações na empresa é fundamental para uma boa gestão de conflitos. Invista nas reuniões, canais para transmissão de dados e recursos tecnológicos. Dessa forma, você consegue evitar divergências e resolver os problemas que surgem com mais facilidade.
Separe bem pessoal e profissional Como um bom moderador, precisa ouvir o que as pessoas envolvidas têm a dizer, sem tomar partido. A mediação de conflitos passa pela capacidade do gestor de manter um olhar racional. Seu foco deve estar no problema em questão, não nos colaboradores.
O lado positivo dos conflitos nas organizações é que, quando resolvidos com base na razão e na natureza, a mobilização dos recursos e da energia entre as partes promove a busca criativa de soluções, eleva a habilidade das pessoas para o trabalho em equipe e, acima de tudo, estimula a confiança e o relacionamento entre ...
Administrar conflitos significa mediar as divergências e negociar soluções – em casos de conflitos funcionais ou tomar decisões com relação aos conflitos disfuncionais. ... É justamente por isso, que em muitos casos a situação pode fugir do controle, afinal viver administrando conflitos não é tarefa fácil.
(Ironicamente, o oposto é muitas vezes mais próximo da verdade.) A administração do tempo é o processo de planejamento e exercício de controle consciente sobre a quantidade de tempo gasto em atividades específicas – especialmente para aumentar a efetividade , eficiência ou produtividade .
Configura-se conflito de interesse quando, por conta de um interesse próprio, um funcionário pode ser influenciado a agir contra os princípios da empresa, tomando uma decisão inapropriada ou deixando de cumprir alguma de suas responsabilidades profissionais.
A melhor forma de lidar com um conflito de interesses é evitá-lo completamente. Qualquer conflito de interesses deve ser resolvido aberta e honestamente, em qualquer fase do processo de avaliação em que surja, para que não destrua os resultados da avaliação.