Autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social, o INPS integrava o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (Sinpas), encarregando-se da concessão e da manutenção de benefícios aos empregados e empregadores urbanos e rurais e a seus dependentes.
Os diversos institutos foram unificados em apenas um, o INPS (Instituto Nacional da Previdência Social) que passou a administrar a grande divisão responsável pela assistência à saúde, o INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social).
E tinha o Inamps, que era para pagar a assistência médica. Então o dinheiro público, pelo FAS, financiava a construção de hospital e o dinheiro público, pelo Inamps, contratava os hospitais que iam ser construídos para prestar serviço para a Previdência.
INSS é uma abreviação de Instituto Nacional do Seguro Social. ... A partir do Decreto nº 99.
O SUDS surgiu sob a forma de convênios do INAMPS com as Secretarias Estaduais de Saúde. ... A Carta Magna de 1988 garante a saúde como direito de todos e um dever do Estado, tendo os usuários acesso igualitário e universal às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.
Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) - Base Arch.
Nos anos 80 foram criados alguns programas dentro do setor saúde, para o desenvolvimento de políticas de atenção. Em 1984, foi criado o Programa das AIS - Ações Integradas de Saúde - um programa que marcou a passagem definitiva do modelo de atenção à saúde previdenciário para um modelo mais universalista.
Propostas-chave: – universalização e igualdade no acesso à saúde; – reformulação do SNS; – constituição de um comando único do sistema; – transferência imediata do INAMPS p/MS; – separação dos recursos da previdência; – descentralização e participação popular.
O SUDS incorpora os princípios da reforma sanitária: universalização, integralidade, regionalização e hierarquização, descentralização, democratização das instâncias gestoras, etc.
O CONASP, sob orientação de seu presidente, o prof. Aloysio de Salles Fonseca, submeteu ao Ministro da Previdência e Assistência Social, que o aprovou, o Plano de Reorientação da Assistência à Saúde no âmbito da Previdência Social (Portaria Ministerial nº 3062/82).