As evidências apontam que os métodos globais – que se parecem um pouco, mas ainda são muito diferentes do construtivismo brasileiro – produzem os melhores resultados na creche e na pré-escola. Mas não no 1º ano. Nessa etapa, o ensino específico das relações entre sons e letras traz mais resultados bons.
O método “Abacada” tem o Professor como mediador e condutor da aprendizagem, onde o processo acontece a partir de experiências que são organizadas em cinco níveis: Sensação, Percepção, Formação de Imagem, Simbolização e Conceituação.
5 principais metodologias de ensino no Brasil
A educação brasileira é dividida em três níveis, com diversos graus em cada divisão. O Ensino fundamental (o primeiro nível educacional) é gratuito para todos (incluindo adultos), e obrigatório para crianças entre as idades de seis e quatorze anos. O ensino médio é também gratuito, mas não é obrigatório.
A história da educação no Brasil começa em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do País.
Foi assim que nasceu o embrião do ensino no Brasil, em 1549, quando os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia. A educação pensada pela Igreja Católica - que mantinha uma relação estreita com o governo português - tinha como objetivo converter a alma do índio brasileiro à fé cristã.
Em 1549 junto com o governador Tomé de Souza chegaram os primeiros jesuítas o Brasil e com eles começa o desenvolvimento da educação no Brasil. ... Os esforços missionários dos jesuítas dirigidos aos indígenas submetidos a “catequese” difundiram a fé cristã nos nativos.
Avançando na organização da educação no país, em 1826 o imperador determina por meio de uma lei a existência de quatro graus para instrução: Pedagogias, Liceus, Ginásios e Academias.
Só por volta do século XII, com a criação das universidades, esse saber se institucionalizou. A partir do século XII a educação formal, ministrada em escolas, foi-se generalizando progressivamente, até atingir, já no nosso século, tendencialmente toda a população.
A educação formal surgiu diferenciando-se progressivamente da educação primitiva, na medida em que a sociedade tornava-se mais complexa. Passou-se a ter local específico para se aprender, os conteúdos especializaram-se e os professores e alunos tiveram papéis mais definidos, isto é mais específicos.
Os jesuítas fundaram seu primeiro colégio na Bahia em 1550, e trouxeram de Portugal, na mesma época, sete órfãos portugueses, 'moços perdidos, ladrões e maus, que aqui chamam patifes.
É fundada a primeira escola do Brasil, em Salvador, por um grupo de jesuítas, que também funda a segunda, em 1554, em São Paulo – a data marca também a fundação da cidade. Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.
Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Eles chegaram ao Brasil com incentivo de catequizar os povos indígenas,Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... A Companhia de Jesus havia sido fundada em 1534, pelo militar Santo Inácio de Loyola, no contexto da Reforma e da Contrarreforma religiosa.