A ação do curare no organismo é seletiva. Age sôbre todos os músculos esqueléticos, atingindo primeiro os pequenos músculos dos olhos e da face, depois os da cabeça e região cervical, daí passando a agir nas extremidades, chegando finalmente aos músculos intercostais e diafragma.
Substância tóxica extraída de plantas do género Strychnos e Chondodentron da América do Sul, utilizada, pelos índios sul-americanos como veneno das flechas.
Bloqueadores neuromusculares despolarizantes Atuam em receptores nicotínicos da acetilcolina nos gânglios e junções neuromusculares, promovendo a despolarização da membrana da placa motora. O cloreto de suxametônio pode ser administrado por via intravenosa ou intramuscular, tendo rápido início de ação.
O potencial de ação no neurônio motor causa grande despolarização no músculo pós- sináptico, chamado potencial da placa motora (PPM), equivalente ao PPSE na sinapse. (mPPMs). Os potencial da placa motora PPMs representam a liberação simultânea combinada do transmissor de muitas vesículas.
Bloqueadores neuromusculares (BNMs) são utilizados em anestesia para prejudicar a transmissão neuromuscular e proporcionar relaxamento da musculatura esquelética./span>
QUELICIN – Indicações QUELICIN (cloreto de suxametônio) é indicado como adjuvante em anestesia geral, para facilitar entubação traqueal e promover relaxamento da musculatura esquelética durante cirurgia ou ventilação mecânica.
- Cisatracúrio. São drogas antagonistas dos receptores nicotínicos da placa terminal, ligando-se a uma ou ambas as unidades a do receptor nicotínico, impedindo a abertura dos canais de sódio e a despolarização da fibra muscular, com consequente inibição da contração muscular./span>