Uma avaliação do estado nutricional ideal se dá quando há equivalência entre os nutrientes necessários e os consumidos por cada pessoa. Caso a ingestão de algum deles esteja abaixo ou acima do recomendado, pode haver danos ao organismo, causando diferentes doenças que impactam a qualidade de vida do paciente.
A avaliação nutricional possui o objetivo de identificar o nosso estado nutricional e assim reconhecer quais as necessidades alimentares que temos. Dessa forma, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação da nossa saúde.
Como fazer a nutrição capilar
Melhores produtos para nutrir os cabelos
Sempre que você sentir que o cabelo está sem brilho, com os fios ásperos e com bastante frizz, é hora de investir em uma máscara capilar nutritiva e rica em óleos. Outro sinal de que é preciso fazer a nutrição é quando o cabelo aparentar estar armado e sem forma.
A periodicidade da nutrição capilar De maneira geral, cabelos saudáveis podem ser nutridos uma vez a cada 15 dias, mas se você tem cabelos cacheados, crespos ou que sofram alguma alteração química com frequência, a nutrição capilar pode ser feita até duas vezes por semana.
Óleo Vegetal: para ajudar na hidratação você pode utilizar o óleo de argan, coco, jojoba, abacate ou gergelim. Os óleos vegetais além de hidratarem a cutícula do fio também fornecem nutrientes para manter os fios saudáveis. Ampolas: Escolha a ampola de sua preferência e acrescente na sua máscara.
Apesar de ambos os tratamentos deixarem os fios mais macios, a diferença entre hidratação e nutrição é simples. A hidratação possui como função principal repor água, enquanto a nutrição é ideal para repor os nutrientes perdidos no dia a dia ou em procedimentos químicos, como colorações e alisamentos.
Agora que você já sabe que a hidratação é responsável por repor a água dos fios, a nutrição fornece nutrientes para o crescimento e fortalecimento da fibra capilar, e a reconstrução cria uma película que sela e protege os fios danificados, ficou ainda mais fácil cuidar dos seu cabelo cacheado não é verdade?
Teste a porosidade do cabelo. É importante avaliar bem o cabelo para saber exatamente se ele precisa de uma hidratação, uma nutrição ou uma reconstrução. Para isso, basta fazer o teste nos fios e ver quanto seu cabelo é capaz de absorver dos produtos aplicados.
Top 10 melhores máscaras de nutrição para incluir no tratamento capilar
Masquintense é a máscara nutritiva da linha Nutritive Irisome, de Kérastase
Máscara de Nutrição “Ela entrega as camadas mais internas do fio importantes nutrientes, como componentes minerais e queratina – substâncias que compõe a massa capilar e dão força e corpulência aos fios”, disse a especialista.
Analisando o rótulo Mas, se no rótulo vocês encontrarem algo como nutritiva/de nutrição, “nutrition” ou “butter treat”, já é indício de que o produto pode ser nutritivo. Digo “indício” porque tem muito produto de nutrição que no rótulo vem especificando que é de hidratação e por aí vai.
Conheça a diferença entre as máscaras capilares
A reconstrução capilar é feita com máscaras de tratamento que têm em sua composição ingredientes como: queratina, colágeno, aminoácidos, proteína e creatina. Todos eles colaboram para a vitalidade da fibra capilar, devolvendo vida aos fios.
Os produtos ricos em colágeno, queratina e creatina são os mais indicados, pois esses elementos ajudam a recuperar a fibra capilar. Para reconstruir, você deve usar máscaras, ampolas ou cremes de reconstrução, ou até mesmo óleos de umectação.
Veja o passo a passo:
8 melhores máscaras reconstrutoras para cuidar das madeixas
Melhores produtos para a sua reconstrução