O conceito de intencionalidade (do latim intentio) foi primeiramente usado em filosofia pelos escolásticos para indicar o caráter representativo do objeto imanente em relação ao objeto exterior, e, portanto, para designar a consciência como luminosa, como tendo um sentido relativamente a esse objeto.
O princípio de intencionalidade é que a consciência é sempre 'consciência de alguma coisa', que ela só é consciência estando dirigida a um objeto (sentido de intentio). Por sua vez, o objeto só pode ser definido em sua relação à consciência, ele é sempre objeto-para-um-sujeito.
adjetivo masculino e feminino Que se refere a ou com intenção; realizado de propósito; feito propositalmente; intencionado: crítica intencional. Etimologia (origem da palavra intencional). De intenção intention + al.
1. instintivo, involuntário, irrefletido, maquinal, espontâneo, mecânico, inconsciente, automático, impensado, desintencionado, desintencional.
adjetivo Concluído ou realizado após exaustivas discussões ou análises; decidido: o projeto de lei foi deliberado pela câmara. Realizado ou causado propositalmente; intencional: uso deliberado de dinheiro público. Etimologia (origem da palavra deliberado). Part. de deliberar.
Indica que o processo foi sentenciado pelo juiz. A sentença pode ser com mérito (quando o juiz analisa o que foi pedido) ou sem mérito (quando o juiz encerra o processo sem analisar o pedido, em virtude de algo que impede o prosseguimento da ação).
Deliberação trata-se de uma discussão em que se busca concluir algo, de modo que, ao final da argumentação e exposição dos motivos por parte dos ali presentes, em uma assembleia, por exemplo, chega-se a determinada conclusão sobre o tema analisado.
Significado de Deliberação Discussão cujo propósito consiste na resolução de um problema. Ato executado ou resolução tomada após reflexão. Etimologia (origem da palavra deliberação). Do latim deliberatio.
Haverá resolução de mérito quando o juiz: I – acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção; II – decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição; ... Resumidamente, trata-se do pedido declaratório, constitutivo ou condenatório formulado pelo autor na petição inicial.
No âmbito jurídico, uma decisão interlocutória é um dos atos praticados pelo magistrado de um processo em que decide uma questão incidental sem a resolução do mérito, ou seja, sem pronunciar uma solução final à lide proposta em juízo.
Significado de foda: Pessoa muito boa naquilo que faz.
Que perdeu ou não tem mérito. [F.: Do lat. ... s. m. || desmerecimento; aquilo que faz perder a consideração ou estima em que alguém era tido: As mais das vezes deixa à criatura a (faculdade) de obrar ou não obrar, para lhe deixar o mérito ou o demérito.
A Lei do Merecimento nos mostra que toda a nossa vida está exata e matematicamente da forma como nós a merecemos. Ela está em total e plena concordância com o que criamos em nosso passado, com aquilo que semeamos, com aquilo que fizemos, sentimos e pensamos.
Biblicamente falando, à luz da Palavra, graça é favor, dádiva, imerecidos da parte do Senhor para conosco. Não depende de mérito ou atitudes que tenhamos ou não, algo que façamos ou deixemos de fazer. Tem a ver, contudo, com o amor do Pai, amor esse incondicional da parte dEle.
Para tanto, é preciso realizar exercícios condicionados, que consiste em ter experiências que fazem aumentar o seu nível de merecimento, como frequentar locais que pessoas que têm dinheiro frequentam, como um bom restaurante, e repetir para si mesmo as seguintes frases: “é bom estar aqui”, “não há nada de errado nisso” ...
Ler e ouvir (em áudio mp3) 1 Coríntios 16. E, se valer a pena que eu também vá, irão comigo.
No decorrer dos textos bíblicos podemos encontrar a graça como atributo divino, um bem precioso de Deus para os seus filhos; como manifestação da vinda do Messias, onde pela graça Jesus Cristo trouxe ao povo a salvação; ou mesmo como gratidão e louvor do povo a Deus, num ato de dar graças àquele que os criou.
A graça aponta para a fonte suprema do ato de Deus de justificar o pecador mediante sua absoluta boa vontade e misericórdia. A fé, como resposta do homem ao ato de Deus em Cristo, é uma obra divina em nós—ela mesma um presente gracioso e gratuito de Deus.