Motivos da Guerra Franco-Prussiana Além do ambiente tenso entre os dois países, a causa imediata da guerra está relacionada num incidente diplomático. A Espanha estava sem soberano desde 1868 e as nações europeias se moviam para escolher um rei que melhor lhes conviesse.
O revanchismo francês foi um movimento político ocorrido na França com início em 1870, quando o país foi obrigado a ceder a Alsácia-Lorena (região rica em carvão e ferro) ao recém unificado Império Alemão, após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana, conforme previa o Tratado de Frankfurt em 1871.
A ação do governo prussiano, encabeçado por Guilherme I e Otto von Bismarck, fez com que a Prússia travasse três guerras em um período de sete anos. As vitórias prussianas nesses conflitos promoveram a unificação da região e o surgimento do Império Alemão.
O Tratado de Versalhes foi constituído por 440 artigos divididos em cinco capítulos: O Pacto da Sociedade das Nações; Cláusulas de Segurança; Cláusulas Territoriais; Cláusulas Financeiras e Econômicas; Cláusulas Diversas.