Universidade de Leipzig1865–1869
Assim Falou Zaratustra
Rebelde e provocador, o alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) se propôs a desmascarar as fundações da cultura ocidental, mostrando que há interesses e motivações ocultas, e não valores absolutos, em conceitos como verdade, bem e mal. Com isso, Nietzsche aplicou um golpe nos sistemas filosóficos, morais e religiosos.
Nietzsche entende por cultura autêntica ou verdadeira aquela que permite ao homem aceder ao seu próprio ser (ou devir) e ao ser (ou devir) da natureza e construir assim uma vida em que a felicidade seja possível.
Nietzsche também se apossa do conceito de niilismo e dá a ele outro significado, entendendo-o como algo prejudicial para o ser humano, embora presente em todas as pessoas, por ser uma negação da vida material e biológica em detrimento de uma vida extraterrena, que, para Nietzsche, não existia.
E, considerando que o interesse de Freud pela arte relaciona-se à leitura dos significados reprimidos e inconscientes, o trabalho artístico é entendido como uma atividade de expressão sublimada de desejos proibidos. ... E, nesse sentido, no tocante à ordem social, tal visão da arte é conservadora.
Porque o grego dionisíaco "quer a verdade e a natureza em sua máxima força". ... Aqui temos a força e a forma, o desejo e suas imagens que, enquanto produto do processo de simbolização, potencializam a vontade, intensificam-na. Na filosofia de Nietzsche, a criação artística é a força transfiguradora da embriaguez.
Nietzsche identificou os deuses gregos Apolo e Dionísio, respectivamente, como: complexidade e ingenuidade: extremos de um mesmo segmento moral, no qual se inserem as paixões humanas. ... alteridade e virtu: expressões dinâmicas de intervenção e subversão de toda moral humana.
Na perspectiva nietzscheana, o livre-arbítrio é um erro porque : A - ao declarar que os homens são livres, as forças coercitivas, como o poder da Igreja, agem com o claro intuito de castigá-los, julgá-los e declará-los culpados.
Vontade ou intencionalidade é a capacidade através da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-lo ou suspender o juízo sobre ele.