Resposta: 1- Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata. 2- Foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso e entre outros motivos.
Os trabalhadores enfrentaram a situação de opressão e responderam por meio da rebelião. Durante a República Velha 1889 a 1930, aconteceram revoltas, na sua grande maioria, provocadas por questões políticas, religiosas, misérias, disputas de terras ou pelo poder.
Resumo. As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
O messianismo desenvolveu-se em áreas rurais pobres que reagiram a miséria. Seus componentes Básicos eram: a religiosidade do sertanejo e seu sentimento de revolta contra a miséria , a opressão e as injustiças das republicas dos coronéis.
É nesse contexto que surge o chamado “messianismo”, movimento que consistiu no aparecimento de líderes locais com forte discurso religioso salvacionista que perambulavam pelo Nordeste fazendo pregações.
O messianismo é, em termos restritos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias [mashiah em hebraico, christós em grego], com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido.
Na Primeira República, os dois movimentos messiânicos mais conhecidos ocorreram em Canudos (na Bahia) e no Contestado (área entre Santa Catarina e Paraná).
Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, o Tenentismo, Revolução de 30 guerra do contestado.
Entre as revoltas nativistas mais importantes estão: Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos. São revoltas separatistas: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana. A Revolta dos Beckman ocorreu no ano de 1684 sob liderança dos irmãos Manuel e Tomas Beckman.
Causas Locais: Decadência econômica, aumento dos preços das mercadorias, aumento dos impostos, influência das duas revoltas populares de 1711, conhecidas como “Motins do Maneta” (João de Figueiredo Costa).
Entre as maiores rebeliões nativistas destacamos a Revolta de Beckman (1684), a Guerra dos Emboabas (1708), a Guerra dos Mascates (1710) e a Revolta de Filipe dos Santos (1720). As revoltas nativistas revelam a insatisfação dos colonos com alguns pontos do pacto colonial.
As Rebeliões Nativistas ocorreram no Brasil entre os séculos XVII e XVIII como resultado, em sua maioria, de indisposições com a Coroa Portuguesa. ... A expressão “Rebeliões Nativistas” refere-se às revoltas e tentativas de revoluções políticas que se desenrolaram em solo brasileiro entre os séculos XVII e XVIII.
Essas revoltas nativistas tiveram como principal causa os descontentamentos que havia entre os colonos brasileiros com relação as medidas que eram tomadas pela Coroa Portuguesa. ... Assim, havia um forte ambiente para revoltas, surgindo os primeiros conflitos de interesse entre colonos brasileiros e portugueses.
Os chamados movimentos nativistas constituíram-se em revoltas isoladas ocorridas na então colônia portuguesa do Brasil, em finais do século XVIII, em que se amiudaram as situações de conflito entre os "filhos da terra" e os chamados "reinóis" (imigrantes portugueses), e que compõem um quadro que faz parte do sentimento ...
Luta pela igualdade racial no Brasil Aqui, a luta do movimento negro foi inspirada por personalidades, como Zumbi e Dandara dos Palmares, lideranças no maior quilombo já registrado em nossa história. Também foi um nome de extrema importância o advogado, jornalista, escritor e abolicionista negro Luís Gama.
Período colonial A era colonial brasileira compreende três movimentos literários: Literatura de informação ou Quinhentismo. Barroco ou Seiscentismo. Arcadismo ou Setecentismo.
Os principais movimentos de contestação De acordo com o professor João Machado, os movimentos de contestação mais relevantes que ocorreram entre os anos de 32 a 38, foram: a Revolução Constitucionalista, a Intentona Comunista e o Integralismo.
1) Revolta da Armada,2) Revolução federalista,3) Terra de Canudos,4) Revolta da Vacina,5) Revolta da chibata,6)revolta do juazeiro,7) Gerra do Contestado,8) movimento tenentista,9)Revolução constitucionalista 10) movimento militar de 1964 .
Assumiu a presidência como parte de um acordo da oligarquia paulista que o garantiu no cargo como forma de consolidar a república no Brasil. Ficou marcado na história como o “marechal de ferro”, por ter lidado com duas revoltas importantes: a Revolta da Armada e a Revolução Federalista.
Quais os dois principais movimentos de contestação enfrentados pelo Marechal Floriano Peixoto em seu governo? * 1 ponto. a) Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial. b) Guerra do Contestado e Guerra dos Farrapos.