Foi o acordo militar constituído entre a República Francesa e o Império Britânico e Russo, na primeira década do século XX. Essa aliança visava fazer frente ao sistema expansionista do bloco rival, composto pelos Impérios Alemão, Austro-Húngaro e Italiano, que havia sido composto no ano de 1882.
A Triplice Entente foi uma aliança feita entre a Inglaterra,França e o Ímperio Russo para lutarem na Primeira Guerra Mundial contra o pan-germanismo e as expansões alemãs e austro-húngaras pela Europa. Foi feito após a criação da Entente Anglo-Russa.
A Tríplice Entente (em francês: Triple Entente) foi uma aliança militar entre o Reino Unido, a França e Rússia. Na prática, consolidou os acordos bilaterais anteriores: a Aliança Franco-Russa (1891), a Entente Cordiale, entre a França e o Reino Unido (1904), e a Entente Anglo-Russa (1907).
Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.
Uma das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foi o número de mortes. Ao todo, cerca de 13 milhões de soldados e civis morreram no conflito e outros 20 milhões foram feridos ou mutilados. ... Também na Alemanha, a sociedade civil sofreu imensamente com a guerra. Milhares de mortes foram causadas pela fome.
As consequências imediatas da Primeira Guerra Mundial foram evidentemente as baixas humanas. O conflito fez mais de 8 milhões de mortos (1,9 milhões na Alemanha, 1,7 milhões na Rússia, 1,4 milhões na França, 1 milhão na Áustria-Hungria e 760 mil na Inglaterra), 20 milhões de feridos e 6 milhões de inválidos.
Resposta. Entre as consequências estão a baixa exportação do café, provocado pelos grandes investimentos em armamentos, feitos pelos países que anteriormente compravam o café brasileiro.
Ricos cafeicultores brasileiros, aproveitaram o momento e investiram capital acumulado nas indústrias, favorecendo assim a industrialização do Brasil. O Brasil também lucrou muito exportando matérias-primas para os países em guerra como, por exemplo e principalmente, a borracha.
Resposta: Quando a guerra eclodiu, em 1914 - há cem anos -, o Brasil tinha sua economia predominantemente agroexportadora e focada no café. Controlava nada menos que quatro quintos da oferta mundial. ... O congelamento nas concessões de crédito internacional foi outro duro golpe na economia brasileira.
A primeira guerra representa para a industrialização brasileira um momento de desenvolvimento acelerado. ... Com a Guerra dificultam-se as importações de produtos, incentivando-se o surgimento de novos ramos industriais.
Segundo o historiador, em 1914, o Brasil tinha uma grande quantidade de café estocada no porto de Hamburgo, na Alemanha, que servia como garantia para dívidas feitas pelo governo brasileiro. O não pagamento imediato do café brasileiro serviu como um dos pretextos para que o país criticasse os alemães.
A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos.
Ricos cafeicultores brasileiros, aproveitaram o momento e investiram capital acumulado nas indústrias, favorecendo assim a industrialização do Brasil. O Brasil também lucrou muito exportando matérias-primas para os países em guerra como, por exemplo e principalmente, a borracha.
A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial ocorreu em 1917, após navios brasileiros terem sido torpedeados por submarinos do Império Alemão. O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos.
Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.