História Geral. Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “terra entre rios”. Trata-se de uma região desértica localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Nos dias atuais, é território pertencente ao Iraque.
A agricultura (12% do território iraquiano é cultivável) produz trigo, cevada, cana-de-açúcar e arroz (em quantidades insuficientes para o consumo interno, fato que obriga o Iraque a importar grandes quantidades de cereais, produtos lácteos, entre outros).
O país atualmente ainda vive uma grande crise econômica e social, bem como uma grande instabilidade política. A população é atingida pela miséria que assola o país, bem como pelos altos índices de violência, corrupção e ausência de infraestrutura.
Antes da guerra, o Oriente Médio era dominado pelos sultões do gigantesco Império Turco-Otomano. O que os europeus chamavam de Mesopotâmia – e que hoje chamamos de Iraque – correspondia à região entre os rios Tigres e Eufrates, um dos berços da civilização ocidental.
4500 a.C.
Os curdos formam uma população estimada entre 25 milhões e 35 milhões e habitam uma região montanhosa que se espalha pelos territórios de cinco países: Turquia, Iraque, Síria, Irã e Armênia. Eles compõem o quarto maior grupo étnico do Oriente Médio, mas nunca conseguiram um país próprio.
A economia do Iraque continua dependente do setor petrolífero, que é responsável por mais de 90% das receitas do governo e mais de 80% das exportações. Em 2012 as exportações diárias de petróleo cresceram de 2,2 milhões de barris-dia para 2,6 milhões de barris-dia.
O Iraque é um país situado na antiga região da Mesopotâmia, onde foi criada uma das primeiras civilizações do mundo. Mesopotâmia é uma palavra grega que significa “terra entre rios”. Esses rios, o Tigre e o Eufrates, ainda correm através do Iraque. Hoje em dia, o país é um dos maiores produtores de petróleo do mundo.
Grandes áreas do Iraque consistem de deserto, mas a zona entre os dois grandes rios Tigre e Eufrates é fértil, graças aos rios e aos cerca de 60 milhões de metros cúbicos de sedimentos que a sua água carrega até ao delta todos os anos.
Mesopotâmia foi o nome da região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, principalmente onde hoje se concentra o Iraque. Essa região é considerada um dos berços da civilização, uma vez que as primeiras cidades do mundo surgiram lá.