O maxixe foi o primeiro tipo de dança urbana surgida no Brasil. ... Por enlaçar pelas pernas e braços e apoiarem as testas dos pares, a maneira de dançar lhe valeu o título de dança escandalosa e excomungada. Foi perseguida pela polícia, igreja, chefes de família e educadores.
O maxixe é a primeira dança urbana criada no país. ... Nazareth evitava colocar o nome de maxixe em suas partituras por serem “pouco coreográficas”. Ao longo dos anos 1920, o maxixe foi perdendo espaço para outras danças, assim como a designação tango brasileiro foi desaparecendo, dando espaço ao termo choro.
O tango brasileiro e o maxixe vinham da mesma matriz musical (mistura de habanera, polca e lundu). Mas o tango era mais uma música de salão, executada preferencialmente pelo piano. Já o maxixe, aberto a improvisos, era executado não só pelo piano mas também por pequenos grupos orquestrais, como os de choro.
Você sabe por que o Choro tem este nome? ... Para o folclorista Câmara Cascudo, esse nome é derivado de xolo, uma espécie de baile nas fazendas realizado entre os escravos. Para o pesquisador Ary Vasconcelos, o termo liga-se aos choromeleiros, uma corporação musical do período colonial que era bastante popular.
Sendo uma pioneira dança urbana surgida no Brasil, o maxixe é oriundo da Cidade Nova, bairro do Rio de Janeiro cuja principal característica era a forte presença de afrodescendentes. ... Dava-se-lhe, então, o nome de "tango brasileiro" para esconder a relação dessas composições com o maxixe.
Para se dançar maxixe, é necessário ter os pés praticamente fixos no chão, e responder às marcações da música com acentuados requebros de cintura. Dança-se maxixe com os corpos colados, e alguns cavalheiros tomam a liberdade de pousar as mãos abaixo da cintura de suas parceiras durante os volteios.
Maxixe. Magic. Chiquinha Gonzaga. relevantes contribuições para a história da música popular do Brasil, Chiquinha Gonzaga é figura de destaque quando nos referimos a fusão de ritmos e criação de gêneros, como é próprio da simbiose que acontece na construção histórica da música e da cultura brasileira.
A folha do maxixe refogada tem sabor similar ao do espinafre mas a sua consistência é menos lisa, deixando na boca uma leve e agradável sensação de ardência similar ao do jambu da Amazônia. ... Também podem ser utilizadas folhas jovens por serem mais tenras.
20 Jornal do Brasil, em 1, 2, 6 de fevereiro de 1914. In: EFEGÊ, Jota – Maxixe – A dança excomungada. Depois de ter saído da Cidade Nova para o mundo, o Maxixe começa a perder seu espaço a partir de 1930, vencido pela concorrência estrangeira.
1), era dançado no Rio de Janeiro, por volta de 1875, em locais que não atendiam a moral e aos bons costumes da época, tais como: forrós, gafieiras da cidade nova e cabarés da Lapa. Curiosamente os homens de classes mais abastadas frequentavam esses bailes buscando a sensualidade da dança.
Maxixe: influenciado por ritmos africanos, o maxixe é uma dança que teve origem no Rio de Janeiro, na segunda metade do século 19. Nesta época, o tango também começava a se popularizar na Argentina e no Uruguai, e o maxixe ficou conhecido como "tango brasileiro", herdando algumas influências da dança dos “hermanos”.
Foi exatamente no dia 26 de outubro de 1914 que o tango de Chiquinha Gonzaga intitulado “Gaúcho”, popularmente conhecido como “Corta-jaca”, foi executado pela primeira dama, ao violão (partitura), em fina “soirée” no Palácio do Governo a que compareceram representantes do corpo diplomático e a elite carioca.
As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.
Origem do tango. O tango originou-se no final do século XIX nas margens do Rio da Prata, em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai. Não se sabe ao certo, mas especula-se que o estilo musical seja decorrente da habanera e da milonga, que são vertentes da música cubana.
Mas você sabe a origem da quadrilha? Pois bem, ela é originária do baile francês chamado de “quadrille”. O “quadrille” era dançada nos salões da alta aristocracia na cidade de Paris, na França, no período do século XVIII. E, normalmente, nos eventos mais luxuosos os movimentos eram realizados por quatros casais.
No xote do Chico Sapateado os bailarinos alternam movimentos da polca, abraçados pela cintura, com voltas e sapateados, durante os quais eles se tocam através das pontas dos dedos da mão direita.
Xote, xótis, chótis ou pisadinha é um ritmo musical binário ou quaternário é uma dança de salão de origem centro-europeia.
O Xote é uma dança mais calma, em que reina a sedução, enquanto o Baião, mais agitado, é mais animado. Os passos fundamentais dessas danças foram os denominados: Passo Básico Lateral, Passo Básico Frente e Trás, Abertura e Troca de Lugar com Giro.
Baião é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão (também chamado de sanfona).
O gênero musical que toma conta das festividades juninas engloba outros ritmos, como o baião, o xote, e o xaxado. Mas você sabe a diferença entre eles? O xote é um ritmo mais lento, para se dançar a dois, de origem alemã, mas que se radicou no Nordeste e mistura os passos de valsa e de polca.