amazônico
O deslocamento deve se dar quando o usuário está usando um palco ou uma cena, por exemplo e deve se deslocar para os pontos específicos de uma coreografia. O tempo se trata da velocidade a qual são executados determinados movimentos, ele pode ser rápido, moderado ou lento a depender de como se dará a dança.
substantivo masculino Instrumento confeccionado em madeira ou metal, composto por uma base de borracha que contém letras ou figuras em relevo para serem mergulhadas em tinta, usado para sinalizar documentos, identificar papéis, livros etc; selo, sinete.
O principal ritmo apresentado por eles é o Carimbó, mas a Cia traz também outras danças tradicionais da região amazônica como o Maçariquinho, o Siriá, a Taieira, a Desfeiteira e a Marujada.
Outras danças regionais do Norte
Existem diversas danças praticadas pelos indígenas no Brasil. No entanto, algumas tornaram-se mais conhecidas. Duas delas são: toré e o Kuarup. No Brasil, uma das danças mais conhecidas e praticadas pelos índios é o Kuarup.
As manifestações folclóricas indígenas compreendem inúmeros rituais, sendo que o toré e os toantes são festejos realizados com mais freqüência entre os índios, como motivo de agradecimento, em casamentos, batizados, celebrações solenes aos visitantes da tribo e personalidades importantes, e também quando eles querem ...
A dança Toré é popular entre os povos indígena do brasil e várias aldeias performam como ritual. ... Então a dança se inicia e os índios dançam dando passos para o lado e o círculo vai rodando no próprio eixo.
As danças indígenas podem ter o intuito de fazer homenagem a pessoas mortas, expulsar doenças, espantar maus espíritos, agradecer pela colheita, pesca e caça, marcar a mudança de fase do jovem para a idade adulta, preparar para guerra, entre outros.
1) por que a dança indígena é única A- ela não é voltada para apresentação ao público. objetivo dos índios é realizar movimentos relacionados acontecimentos importantes como: marcar a passagem de um jovem a fase adulta, agradecimento da colheita, espantar doenças, saudações a quem chega a aldeia, dentre outras razões.
Em relação às práticas lúdicas mais domésticas e aquelas feitas na natureza, não houve tempo para se observar, o que deve ser obtido por meio de trabalhos etnográficos. Com a realização dessa pesquisa, chegamos à conclusão de que o futebol é a prática predominante de lazer pelos indígenas.
Modos de Vida A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano. 'Nós índios somos como plantas.
As mulheres preparavam alimentos, faziam artefatos e outras atividades internas, enquanto os homens cuidavam da parte externa. Algumas das funções masculinas eram guerrear, caçar [...]
Resposta. Os indígenas viviam em harmonia com a natureza, apenas produzindo aquilo necessário para o próprio consumo. Viviam em pequenos povoados sobrevivendo da pesca, da caça e da agricultura. Eles viviam assim antes mesmo da chegada do homem branco em diversas regiões do planeta.
Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios.
Podemos conhecer os povos indígenas do passado principalmente através das investigações arqueológicas. Atualmente somente cerca de 400 mil índios vivem no Brasil. Muitas tribos, influenciadas pela cultura dos brancos, perderam muitos traços culturais.
Resposta. O índio na sociedade brasileira é visto com olhares muito preconceituosos. Apesar de seres os primeiros a habitarem nosso país, nossa sociedade os considera como "não civilizados" ou até mesmo como "animais".
Uma característica indígena que permanece ainda nos dias de hoje, são as danças típicas, os hábitos e cerimônias, já uma diferenças é a forma de aprender que deixa de ser apenas oralizada para passar a ser também escrita e assim passarem os saberes.
São semelhanças entre os povos indígenas brasileiros o estilo nômade de vida, a presença de uma religião politeísta (e ligada com os fenômenos naturais) e a estrutura política pré-estatal.
No caso podemos afirmar que as principais diferenças dizem respeito a língua, a cultura e os costumas. Nesse quesito é de suma importância perceber que existem vários povos indígenas diferentes no Brasil, cada um com suas peculiaridades.
As semelhanças entre os indígenas – para os indígenas a terra é coletiva não pertence a uma pessoa ou a um grupo pequeno de pessoas. A relação entre o indígena e a terra é íntima, já na sociedade capitalista ela é comercial, as pessoas podem ser donas de terras onde nunca estiveram antes.
Os europeus se vestiam com roupas mais elaboradas, que não mostravam muita pele, andavam calçados e tinham mais conhecimento sobre outras terras e tecnologia armamentista, por exemplo, os europeus já possuíam armas de fogo enquanto os índios ainda utilizavam armas artesanais, como arco e flecha.
Resposta. Resposta: Bom, as principais diferenças entre os portugueses os indios era que os primeiros eram considerados civilizados, se vestiam com roupas mais "compostas" que não mostravam muito a pele, também andavam calçados e detinham de um conhecimento sobre o resto do mundo um pouco mais avançado.
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. ... Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.