Quizilas de Oxóssi: Mel, carne de caça, bode, cabrito, banana, carambola, tangerina milho vermelho. Quizilas de Iemanjá: Banana-figo, peixe de pele, inhame, uva branca. Quizilas de Oxum: Tangerina, carcaça da galinha, camarão vermelho, cavalinha, feijão, tapioca, galinha, Pombo.
Olorum “é o Todo”. E o todo, é a natureza e os seus integrantes (animais, vegetais, homens, planetas, etc.). O panteão dos Orixás não é mais do que a junção das energias de todo os elementos da natureza, e cada elemento da natureza é representado por um Orixá.
Os orixás estão ligados às forças da natureza, como a água, o ar, a terra e o fogo. Em equilíbrio, essas forças movem nosso destino. O espaço habitado pelos orixás chama-se orum e o mundo dos homens chama-se aiê. O grande pai responsável pela criação de todas as coisas é Olorum.
O Orixá Oxóssi, Senhor das matas e grande caçador, rejeita o mel nas comidas e oferendas que lhe são ofertadas. Em lugar do mel, usa-se, normalmente, o melaço de cana ou mel de cana.
governa. Os Falangeiros de Oxossi vem com as seguintes nomenclaturas: Agbandada, Akanbi, Alapade, Apalá, Asunara, Êboalama, Fayemi, Ibuanun, Inlé ou Erinlé, Kusi, Mutalambo, Olumeye, Ondun, Oré, Owala.
A flecha atingiu o pássaro em pleno peito. O pássaro caiu pesadamente, debateu-se e morreu. A notícia se espalhou: — Foi Oxóssi, o caçador de uma só flecha, quem matou o pássaro!
Oxóssi Meu Pai, caçador do plano espiritual, protetor na força e na fé, elevo meu pensamento a Vós, para pedir por Vossa proteção para minha casa. Com teu arco e tua flecha certeira, defendei-me das ofensas, das desgraças, da miséria, da fome e das pestes. Protegei-me Meu Pai Oxóssi, todos os dias de minha vida!
Para o Candomblé Oxossi é o Orixá que dá sustento ao corpo através dos alimentos. Por isso os antigos Candomblecistas o reverenciavam em Junho no dia dedicado a Corpus Christi. Oferenda: No Candomblé Asoso (milho cozido com coco) e na Umbanda frutas e vinho tinto.
Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.