A identificação botânica se faz necessário para a obtenção de diferentes informações sobre espécies que possuem diferentes características e particularidades individuais.
O Herbário do Instituto de Botânica (IBt) presta serviço de reconhecimento de plantas diariamente.
Consiste no ato de coletar amostras de plantas para estudos ou simples identificação dos táxons existentes em uma dada área. Trata-se de uma ou mais pessoas responsáveis pela realização das coletas em um determinado local. A numeração das coletas é sequencial, ficando sempre vinculada ao coletor principal.
Cuidados na preparação de uma exsicata A secagem do material deve ser feita à sombra, com o material prensado em jornal, papelão e madeira e se a secagem for realizada a temperatura ambiente, o jornal deve ser trocado todos os dias, para evitar o crescimento de fungos.
A coleta vegetal é aquela que consiste em recolher material botânico silvestre, nativo ou exóticos como uma amostra de campo. Essas amostras servirão para posterior estudo ou manutenção da flora, neste caso, especialmente quando se trata de espécimes ameaçados de extinção.
O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível retirar resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados em ceras e borracha, respectivamente. É preciso não confundir a agricultura com o extrativismo vegetal.