Qual a probabilidade de uma gravidez de gmeos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
No Brasil, a ocorrência de uma gestação de gêmeos bivitelinos é de, aproximadamente, 10 a cada 1 000 casos – independentemente do fator genético. Quando consideramos gêmeos univitelinos (ou idênticos), esse número cai para cerca de 3 casos a cada 1 000 nascimentos.
O que pode causar uma gravidez de gêmeos?
A gestação gemelar pode ocorrer quando os ovários liberam dois óvulos e cada um é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos) ou quando um único óvulo fecundado por um espermatozoide divide e origina dois embriões (univitelinos ou idênticos).
Quem tem mais chance de ter gêmeos?
Veja alguns deles. Idade da mulher: mulheres com mais de 30 têm um risco aumentado de ter gêmeos. Isso ocorre porque o hormônio FSH aumenta à medida em que a mulher envelhece. História familiar: quem tem gêmeos fraternos (não-idênticos) na família tem mais chances de conceber gêmeos.
Quem define filhos gêmeos?
Nem toda mulher consegue engravidar de gêmeos naturalmente, porque o principal fator para que isso aconteça é que se tenha predisposição genética na família, principalmente no caso de gêmeos não idênticos. Nesse caso, pode acontecer da mulher amadurecer 2 óvulos de uma só vez, e ter filhos gêmeos, mas não idênticos.