Causas da uveíte. As causas podem ser de origem infeciosa (bactérias, fungos, vírus e protozoários), auto-imunes ou idiopática (causa desconhecida). A uveíte é uma doença ocular geralmente isolada, mas que pode estar relacionada com outras doenças sistémicas.
A uveíte ou uveítes são um conjunto de doenças nos olhos, decorrente de uma inflamação do trato uveal ou da úvea, e que corresponde a 03 estruturas íris, corpo ciliar e coróide.
A uveíte pode aparecer em cães e gatos por diferentes motivos, como, por exemplo, em decorrência de outras doenças e infecções por vírus, fungos e bactérias. Para que o tratamento correto seja prescrito pelo veterinário, é necessário realizar o diagnóstico preciso do quadro.
Os olhos, se atingidos por poeira, areia, insetos ou pequenos objetos estranhos, podem sofrer irritação, inflamações e até ferimentos mais sérios, que podem provocar a perda de visão.
Para fazer a limpeza é preciso abrir bem os olhos e deixar a água corrente ou o soro limpar a região. Também é preciso que o globo ocular se movimente ou fique piscando, como salienta Patrick.
Quando entram em contato com os olhos, o desgaste e danos podem ser extremamente severos. A ardência é apenas um mecanismo do corpo humano para avisar que é necessário haver um enxágue abundante com água na região e procurar imediatamente um médico.
Caso o acidente seja com alguma substância química, como acetona ou álcool, deve-se lavar abundantemente. O ideal é manter os olhos sob água corrente por pelo menos 15 minutos. O mesmo vale para caso seja administrado um remédio errado, com embalagem semelhante a um colírio, por exemplo.