O útero é um órgão muscular, de parede espessa e oco, que está localizado na parte anterior da cavidade pélvica, disposto, mais precisamente, na região acima da bexiga e em frente ao reto.
A posição uterina mais comum é a "anteversão", em que o útero está de facto inclinado para a frente na horizontal quando uma mulher está de pé. ... Por exemplo, o útero pode estar mais inclinado para a frente do que o habitual (anteflexão), vertical numa posição média (retroversão), ou inclinado para trás (retroflexão).
O útero é um órgão encontrado no corpo da mulher e que faz parte do sistema genital feminino. Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga.
A diferença é que o útero invertido móvel pode mudar de posição por conta de algum fator como, por exemplo, durante o parto. Enquanto a retroversão uterina fixa, como o próprio nome indicada, permanece no mesmo local indefinidamente.
No decorrer da gestação, o útero retrovertido não vai trazer riscos nem para a mãe nem para o bebê, uma vez que assume uma posição mais próxima da correta com o aumento do seu tamanho, sendo possível o parto vaginal. Porém, o médico é quem dirá qual será o melhor procedimento.
Noutras, a retroversão pode ser adquirida nas seguintes circunstâncias: durante o parto (posição em geral transitória), pela flacidez dos ligamentos que fixam o útero à pelve ou a outros órgãos, pela presença de miomas ou de cicatrizes provocadas por focos da endometriose ou por infecções pélvicas.
Pode colocar DIU? Segundo o especialista, quem tem útero reverso pode colocar Dispositivo Intra-Uterino (DIU) e obter seus benefícios normalmente, mas é necessário que o médico saiba a variação da posição do útero para colocar o dispositivo do modo adequado.
Olá! Em princípio, o DIU pode ser inserido normalmente em consultório médico quando o útero é retrovertido. Entretanto, a inserção pode ser mais difícil que o habitual e, assim, a perfuração inadvertida do órgão pode acontecer. Dessa maneira, é muito importante conversar previamente com seu médico.
Caso não consiga senti-las, ou perceba que a haste do dispositivo está para fora do colo do útero, é sinal de que o DIU saiu da posição correta. Febre, cólicas intensas, sangramentos fortes e corrimento com cheiro anormal podem indicar problemas, como infecção, deslocamento ou outras situações.
O DIU pode sair do lugar pelo tamanho do útero e pela contração uterina. Se a mulher tem muitas cólicas, por exemplo, pode acontecer. O ideal é fazer um ultrassom nos primeiros dias depois de colocá-lo para verificar se ele está no lugar certo.