A Coluna Cervical (C1 -C7) é composta pelas primeiras sete vértebras. Inicia bem abaixo do crânio e termina no topo da coluna torácica. A coluna cervical tem o formato de um C invertido (curva lordótica) e é muito mais móvel do que as regiões torácica ou lombar.
206 ossos divididos em: cabeça (28), pescoço (8), tórax (37), abdome (7), membros superiores (64), membros inferiores (62).
O cóccix é formado por 3 a 5 vértebras agrupadas na porção final da coluna vertebral, como uma peça única. Desse modo, a dor no cóccix, também chamada de coccidínia, se refere ao quadro doloroso de tal região. É um problema cada vez mais comum em razão do tempo prolongado que passamos sentados na vida moderna.
Em síntese, a função do Sacro é transmitir toda a força do tronco, da cabeça e dos membros superiores (braços, antebraços, ombros) para os membros inferiores. Nos estudos da anatomia humana, podemos verificar que essa função é realizada pela pelve.
A articulação sacroilíaca localiza-se na pelve e é a responsável por unir o osso ilíaco ao sacro, como o seu próprio nome diz.
São lesão de continuidades ósseas que resultam em dois ou mais fragmentos , dificulta a cicatrização devido ao distanciamento dos pedaços de ossos estilhaçados. este tipo de fratura podem ser causadas por projetil de arma de fogo.