Desde que tenha dinheiro suficiente e se submeta às exigências do Banco Central, qualquer pessoa física ou jurídica brasileira está apta a abrir um banco no Brasil. Em caso de estrangeiros, o caminho é um pouco mais longo: além da autorização do BC, é preciso ter o aval do próprio presidente da República.
Bancos ganham dinheiro com uma combinação de intermediação financeira e tarifas, basicamente. O negócio deles não é emprestar para o governo, embora a remuneração via títulos públicos faça parte de seu portfólio.
1- Acesse o site do Portal do Empreendedor para dar início ao cadastro de como abrir empresa de investimentos financeiros; 2- No passo seguinte, na tela de formalização é possível começar o seu registro de Microempreendedor Individual; 3- Reúna seus dados pessoais, como CPF e título de eleitor para dar continuidade.
Hoje é muito fácil abrir uma conta em uma corretora de valores. Com as facilidades que a Internet oferece, basta você entrar no site da corretora e procurar por algum botão do tipo “Abra sua conta”. Este cadastro costuma ser gratuito e você não precisa depositar um valor mínimo para realizá-lo.
Busque um contador de confiança:
DE R$97 por R$ 0 [GRÁTIS]. O correspondente bancário são vinculados a Instituições Financeiras (bancos) e oferecem serviços de loteria federal, pagamentos de contas, saques de dinheiro e outras atividades que sobrecarregariam as agências bancárias.