As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, são jogos que nasceram da cultura popular. ... Nascidas na cultura popular, elas não possuem regras fixas, de modo que suas regras podem ser criadas ou modificadas pelos grupos.
Através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção. O brincar contribui para que a criança se torne um adulto eficiente e equilibrado.
Os jogos e brincadeiras constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza que acarreta informação, cultura, evidenciam direitos, desenvolve os valores em educação, entre outros benefícios e vantagens para a aprendizagem e contribui com o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades, além de ...
Ao brincar, a criança desperta sua curiosidade, ampliando os seus conhecimentos e as suas habilidades. Ela se desenvolve, nos aspectos físicos, sociais, culturais, afeitos, emocionais e cognitivos. A brincadeira estimula a criança a se conhecer e auxilia a perceber quais seus limites e potencialidades.
Brincar com seus filhos por, pelo menos, 15 minutos por dia faz com que se tornem crianças mais felizes. Além disso, fortalece os laços entre pais e filhos. Embora seus filhos gostem de brincar com crianças da mesma idade e tenham amigos, eles não vão parar de pedir para que você brinque também.
Brincar em família, especialmente por meio de jogos em duplas ou equipes, trabalho, no cérebro, aspectos de relacionamentos e cooperação. Isso ajuda a criança a se sentir, pensar e agir como parte de um grupo, o que vai influenciar tanto sua infância quanto o seu crescimento e desenvolvimento em diversas áreas da vida.
01 – Jogo do Pipo-Palmo Então, reúna os filhos pequenos e explique a brincadeira como mostramos neste passo a passo aqui: 1 – A criança deve pegar uma carta do baralho ou de papelão e jogar na parede. Ao bater na parede, a carta vai ricochetear e cair no chão. 2 – Depois, ela joga mais uma carta.