Embora a maioria das espécies pertencentes ao gênero seja originária da África, o pepino se originou nas regiões montanhosas da Índia. O fruto se difundiu por todo o mundo, principalmente nas regiões de clima tropical. Na América, o mesmo foi introduzido por Cristóvão Colombo.
Cucurbitaceae
Pepino Japonês (aonaga) O pepino tipo japonês se caracteriza por frutos alongados e de coloração verde escura, com a presença de espinhos brancos, sendo colhidos quando os mesmos atingem cerca de 20 a 30 cm de comprimento.
Pepino japonês (ou aonaga) é mais comprido, fino e fica ótimo em saladas. Assim como o pepino aodai, o japonês também costuma ser muito usado aqui no Brasil. Ele se destaca por ser bem fino e comprido (pode chegar até a 30 cm de comprimento).
O pepino japonês é baixo em gorduras saturadas, calorias, colesterol e sódio. É uma boa fonte de vitamina A, ácido pantotênico, magnésio, fósforo e manganês vitamina C, vitamina K e potássio. ... As vitaminas do complexo B (B1, B5 e B7) ajudam a aliviar a ansiedade e diminuir o estresse.
Olá, O ideal seria consumir o pepino com a casca bem higienizada, pois as enzimas que auxiliam na digestão da parte branca do pepino se encontram na casca que geralmente jogamos fora, então a pessoa "lembra" o pepino o restante do dia.
3 melhores sucos de pepino para emagrecer. O suco de pepino é um excelente diurético, pois contém uma elevada quantidade de água e minerais que facilitam o funcionamento dos rins, aumentando a quantidade de urina eliminada e diminuindo o inchaço do corpo.
O Pepino é um legume verde, super nutritivo! Contém nutrientes tais como o magnésio, potássio, biotina, Vitaminas A e B1, que proporcionam alívio e hidratação à pele, fortalece o cabelo, confere proteção UV e firmeza. O sumo de Pepino tem propriedades iluminadoras, revitalizantes e atenua as cicatrizes e pigmentação.
Uma ótima solução caseira para manchas escuras no rosto causadas por alterações hormonais e pela exposição solar é limpar a pele com uma solução alcoólica à base de pepino e clara de ovo porque estes ingredientes conseguem atenuar as manchas escuras na pele, alcançando bons resultados.
Além de diminuir olheiras, o pepino desincha as bolsas sob os olhos, reduzem a sensação de cansaço e tratam terçóis. Vale lembrar que, além de usar o pepino em rodelas, o indicado é também fazer a máscara de pepino para o rosto ser tratado como um todo!১০ ফেব, ২০১৬
Tanto o pepino com o limão são excelentes aliados para controlar a tensão arterial. O pepino ajuda a hidratar e é uma importante fonte de potássio. É ótimo para a circulação e para o correto funcionamento do coração. Além disso, relaxa os músculos e ajuda a promover o impulso cardíaco.
O pepino pode ser consumido cru, em sucos e vitaminas ou pode ser consumido na forma de picles, sendo uma forma de conservar os alimentos por mais tempo.
Os benefícios do pepino
Ele se destaca por ter poucas calorias, bastante água e fibras solúveis em sua composição. O vegetal também é fonte de vitaminas A, C, K e do complexo B e contém minerais como magnésio, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de antioxidantes.
O consumo diário de pepino melhora o nível de hidratação total do seu corpo, até pela razão deste fruto ser constituído quase inteiramente por água, sensivelmente 95%.
O bicarbonato de sódio é eficiente para retirar o agrotóxico contido na casca. Pepino, maçã, manga e mamão – como boa parte dos agrotóxicos está na casca, se a pessoa descasca, já se livra bem deles.
Mas o pepino pode ser interessante na dieta para a hipertensão devido a sua propriedade diurética. Contudo, a dieta para hipertensão deve considerar também redução da ingestão de sódio e gorduras saturadas além de ingestão adequada de potássio e antioxidantes fenolicos.
Estudo sugere que combinar vegetais e fontes de gorduras boas faz o sangue fluir melhor pelas artérias. Alface e azeite formam um das duplas que ajudam a domar a pressão, segundo estudo.
Tomate, pepino, couve manteiga,espinafre,agrião, laranja, abacaxi, kiwi. A dieta para gastrite, embora siga algumas regras, pode apresentar muitas variações, dependendo da tolerância de cada paciente. Por isso, a lista acima é apenas um guia.
Iogurte, leite desnatado, queijo e requeijão são alguns dos alimentos que, com moderação, podem ajudar na manutenção da pressão arterial e prevenção da hipertensão. Alimentos derivados do leite, como queijos e iogurtes, podem estar relacionados à redução no risco de pressão alta, ou hipertensão.
Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.
- Carnes, como hambúrgueres, bacon, carne seca ou salsichas; - Miúdos, patês, sardinhas, anchovas, bacalhau salgado; - Picles, azeitonas e aspargos; - Bebidas alcoólicas, refrigerantes, batidos, bebidas energéticas e sucos.
Evite carnes gordurosas, vísceras (fígado, coração, rins) e embutidos (lingüiça, paio, salsicha, toicinho defumado). Prefira leite desnatado, iogurte desnatado e queijos com pouca gordura, como os branco. Evite leite integral, creme de leite, manteiga, margarina, iogurte integral, queijos cremosos e maioneses.