2- Qual é a origem da diversidade na Psicologia? Explique, com suas próprias palavras, o que são as matrizes do conhecimento psicológico, na definição de L.C. Figueiredo. R: Esta diversidade se dá, por diversas influencias sociais, politicas, epistemologicas e metafisicas.
Nasce na segunda metade do Séc XIX, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países. Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, junto com a edição da revista “ Grande Enciclopédia Soviética”, de Steintahl e Lazarus.
Historicamente, a Psicologia da Saúde começou com um grupo de trabalho em 1970, na American Psychological Association (APA), e, em 1978 foi criada a divisão 38, chamada Health Psychology, em resposta a uma crescente área de prática e pesquisa.
A psicologia da saúde consiste no conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais, específicos da psicologia, para a promoção e manutenção da saúde, a prevenção e tratamento das doenças, na identificação da etiologia e diagnósticos relacionados à saúde, à doença e ás disfunções associadas, bem como ...
A atuação do psicólogo na atenção primária pode ser desenvolvida em conjunto com a equipe multidisciplinar de várias maneiras como: conhecer o contexto onde as pessoas vivem, bem como as situações socioeconômicas para planejar um plano de ação; elaboração de projetos que possam acolher essas pessoas de forma humanizada ...
Assim sendo, a psicologia é uma ciência significativa na área da enfermagem, pois busca compreender o ser humano, na qual possibilita adquirir conhecimentos e habilidades imprescindíveis para uma melhor ação do enfermeiro em relação as necessidades e bem-estar do paciente.
A Psicologia Hospitalar tem o objetivo de promover a atenção total ao paciente e à sua história de vida. Este atendimento pode ser realizado em ambulatórios, pronto-socorros, unidades de internação e unidades de terapia intensiva.
Esse profissional serve como um guia, que nos ajuda pelos caminhos tortuosos da vida. ... Ele nos auxilia a lidar com problemas passados e a enfrentar os problemas futuros com mais firmeza e segurança, adquirindo maior conhecimento quanto a nós mesmos.
O Psicólogo, serve de guia pelos caminhos tortuosos da vida, ajudando: a lidar com problemas passados para que não mais o assombrem, a enfrentar os problemas da vida com mais firmeza e segurança, e adquirir maior conhecimento sobre si mesmo.
A inserção da psicologia na sociedade é fundamental para entender como o ser humano constrói sua história, quais são as suas expectativas para o futuro, qual a sua relação com o passado e o que ele está vivenciando e construindo no presente. ... Todos precisam de um tempo para si”, exalta a psicóloga.
A psicologia lhe dará a oportunidade de estudar a mente humana nos seus aspectos psicológicos e saber tudo sobre o desenvolvimento humano. ... Comunicar-se melhor: Ao ingressar no curso de Psicologia, o estudante passa a adquirir habilidades para gerenciar as suas emoções e compreender a linguagem corporal e suas nuances.
A psicologia como ciência humana, permite ter um conhecimento abrangente do homem, sobre o mundo que o cerca, sobre suas emoções, seus sentimentos, inquietude, angústias, questionamento aprendizagem, sobre seu desenvolvimento e com isso um conhecimento maior sobre a vida .
Resposta. Porque delimitou seu campo de estudo, diferenciando o de outras areas de conhecimento. Formulou teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área. Formulou métodos de estudo desse objeto.
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”. Estuda os processos psíquicos que originam os comportamentos. ...
As contribuições da psicologia situam-se na possibilidade de criar espaços e dispositivos de diálogo aos usuários e equipe fortalecendo o autocuidado e autonomia, atuando como facilitador dos modos de vida e de grupos e pessoas inseridas no mesmo contexto territorial da ESF colaborando na transformação do ...
A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.
O profissional da psicologia do esporte Assim ocorre com o profissional de Educação Física, que ao trabalhar com uma pessoa precisa ter conhecimento não apenas da forma como o corpo (físico) age e reage ao movimento humano mas, também, de como a subjetividade do indivíduo atua nessa relação.