minério de ferro
O ferro fundido é uma liga ternária composta por ferro, carbono (de 2% à 4%) e silício (de 1% a 3%) que é fabricado a partir do ferro gusa (produto imediato da fundição do minério de ferro com carvão e calcário num alto forno).
A transformação do gusa em ferro fundido acontece em dois tipos de fornos: o forno elétrico e o forno cubilô. No forno elétrico, o processo é semelhante ao de produção do aço.
O ferro fundido nodular é um material mais resistente, comparado ao cinzento, porém tem o custo mais elevado. Também é largamente utilizado nas indústrias em geral, por ser um material de maior resistência e ductibilidade.
A dureza varia, nos ferros fundidos em geral, desde os valores correspondentes a 100 Brinell para os ferros fundidos cinzentos ou de grande usinabilidade até 600 Brinell para ferros fundidos coquilhados. ... 225 – Relações entre resistência à tração e dureza para ferro fundido cinzento, ferro maleável, ferro nodular e aço.
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono acima de 2,11%.
O ferro fundido se dá através da liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Os ferros fundidos são divididos em três tipos principais: branco, cinzento e nodular. ...
Segundo a ABTN (303), os ferros fundidos são designados pelas letras FC, indicativas de “ferro fundido cinzento”, seguindo-se dois algarismos representativos do limite mínimo de resistência à tração.
O ferro fundido nodular é utilizado na indústria para a confecção de peças que necessitem de maior resistência ao impacto em relação aos ferros fundidos cinzentos, além de maior resistência à tração, resistência ao alongamento e escoamento.
Ferro fundido nodular ou ferro fundido com grafita esferoidal - Especificação. A ABNT publicou a norma ABNT NBR 6916:2017 - Ferro fundido nodular ou ferro fundido com grafita esferoidal - Especificação, que revisa a norma ABNT NBR 6916:1981, elaborada pelo Comitê Brasileiro da Fundição (ABNT/CB-059).
ABNT NBR 8649:
O ferro fundido nodular é uma liga composta de, basicamente, carbono e silício, com o carbono (grafite) livre na matriz metálica, porém em forma esferoidal e passou a ser empregado industrialmente a partir da década de 70, ampliando o campo de aplicação dos ferros fundidos, devido à combinação de propriedades como ...
Ferros fundidos nodulares apresentam em sua microestrutura, no estado bruto de solidificação, grafita predominantemente na forma nodular, ou esferoidal. Para que possa ser formada essa nodularidade na microestrutura do material, é necessário que haja uma reação do ferro fundido com uma liga nodularizante.
A grafita, também denominada de grafite (do inglês graphite) tem grande importância na qualidade dos ferros fundidos. A correta morfologia da grafita irá determinar, por exemplo, o alongamento (A%) e a estricção (Z%) do material que são propriedades que definem a dutilidade e a tenacidade do ferro fundido.
O Silício influencia nas propriedades mecânicas do ferro fundido dúctil à temperatura ambiente através da formação de solução sólida e endurecimento da matriz ferrítica.
6ª Questão (1,0 ponto): Por que o silício é um elemento importante na fabricação de ferros fundidos? R.: O silício é um elemento grafitizante, favorecendo a decomposição da cementita em grafita e, dependendo do seu teor, pode transformar o ferro fundido em cinzento ou branco.
O ferro fundido se destina a aplicações, nas quais não exige tenacidade, como por exemplo tampa de esgotos, panelas e blocos de máquinas. O aço devido aos elementos de liga possui boa tenacidade, o que lhe dá uma gama imensa de aplicações. Atualmente podemos encontrar dois tipos de aço, o aço carbono e o aço liga.
A principal razão é que poucas peças estão envolvidas e o fundido tende a ter melhor soldabilidade. No forjamento o metal sólido é forçado na cavidade da matriz, na fundição o metal é vazado na cavidade do molde. O líquido pode preencher facilmente todas a partes da cavidade.
Existem dois tipos de liga de aço que são tipicamente familiares, pois são muito utilizados em aplicações domésticas, o aço carbono ou o aço inoxidável. O aço carbono combina ferro com carbono, enquanto o aço inoxidável combina o ferro com cromo.
A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente a presença do cromo, que a partir de um determinado valor e em contato com o oxigênio, permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais.
O ferro fundido cinzento, devido às suas características, têm grande aplicação na indústria. O ferro fundido branco é utilizado apenas em peças que requerem elevada dureza e resistência ao desgaste. O aço é um dos mais importantes materiais metálicos usados na indústria mecânica.
Aços doces e aços-carbono-manganês são disponíveis em várias formas comerciais: chapas, tiras, placas, formas estruturais, barras e seções especiais. Os aços tratados termicamente são disponíveis como placas, barras e ocasionalmente como chapas e formas estruturais.
Assim, quando os dois primeiros algarismos na designação são AB = 10, os aços são simplesmente ao carbono; quando são AB = 11, os aços são de usinagem fácil com alto enxofre; quando são AB = 40, os aços são ao molibdênio, com 0,25% de molibdênio e assim por diante.
Assim, o aço SAE 1020 é constituído principalmente por ferro, carbono, silício e manganês. Em razão de sua baixa temperatura, é um aço indicado para forja e soldas. . ... Todavia, o ASTM-A36 é o aço carbono que possui poucas quantidades de elementos de liga, como o manganês, o enxofre, o fósforo e o silício.
A metalúrgica atua num campo mais amplo, produzindo vários tipos de metais: alumínio, cobre, titânio e ferro, por exemplo.