É de extrema importância, pois mantém o equilíbrio ecológico de espécies, e a retirada ou inclusão de organismos na cadeia alimentar pode gerar um intenso desequilíbrio e ocasionar até mesmo a extinção de algumas espécies de seres vivos.
O desequilíbrio ecológico, resultante de atividades humanas desordenadas, causa perturbações, a curto, médio e longo prazo, nos ecossistemas naturais, mas também tende a reverter estas perturbações ao próprio homem, uma vez que ele vive e depende do meio ambiente para continuar a sobreviver.
Controle de erosão, ciclagem de nutrientes, filtragem de água e abastecimento de aquíferos e fertilidade para a vegetação.
Um ecossistema é equilibrado quando suas partes bióticas (vivas) e abióticas (não vivas) do ecossistema estão em equilíbrio.
2. Características. Um ecossistema caracteriza-se por vários níveis hierárquicos (comunidades, populações, indivíduos), diversidade, capacidade de auto-regulação, balanço energético e quase total independência (exceto pela necessidade de luz solar).
Entre as “funções dos ecossistemas”, proporcionada pelas características estruturais do mesmo, estão a produção de matéria e energia (fotossíntese), a reciclagem de matéria (ciclos biogeoquímicos) e a manutenção do equilíbrio de gases na atmosfera.
A definição de serviços ambientais ou serviços ecossistêmicos é simples: trata-se dos benefícios que as pessoas obtêm da natureza direta ou indiretamente, através dos ecossistemas, a fim de sustentar a vida no planeta. ... Todos estes são exemplos de serviços ambientais.
Resposta. Resposta: Olá, Um ecossistema é formado pela relação de comunidades bióticas que habitam e interagem em um local. ... As consequência negativas da ação humana, é o desequilíbrio desse ecossistema, retira de casas, alimento, abrigo, predadores de um determinado ecossistema.
Inúmeras são as consequências advindas da ação do homem, sejam elas no campo da ciência, tecnologia, urbanismo ou na natureza. Ondas de calor intensa, chuvas carregadas, ar seco e chuvas volumosas, podem ser exemplos resultantes da intervenção humana na natureza.
A água utilizada pelo homem nem sempre é devolvida em condições adequadas. Além disso, a atividade humana também interfere no ciclo da água, principalmente nas cidades, com o desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo, para a construção de ruas e habitações.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Resposta:1- A adaptação dos seres vivos ao ambiente, ocorre em um espectro que a influência da ação antrópica pode ser prejudicial à biodiversidade, e neles estão inclusos os famosos:aquecimento global e desmatamento.
Resposta. Ele pode modificar se estabelecendo nela, construindo moradia e aplicando as tecnologias conhecidas sobre a paisagem em questão. Mudar a natureza ao seus próprios objetivos.
Porque os seres humanos possuem necessidades de consumo que são consideradas infinitas, ou seja, nunca acabam. Nessa perspectiva, o homem devasta florestas para cultivar áreas de terra, criar animais e construir cidades (com ruas, pontes e viadutos).
Resposta. Resposta: As paisagens naturais resultam basicamente da interação entre clima, relevo, vegetação e solo; são paisagens que não foram afetadas pelas atividades humanas. Atualmente, o poder de interferência do homem sobre o meio é tão grande que restam poucos espaços não modificados.
As mudanças que ocorrem na paisagem, assim como os impactos ambientais, são provocadas tanto por fatores naturais quanto sociais, estes com resultados mais imediatos e aqueles com resultados a longo prazo – com raras exceções, a exemplo dos deslizamentos de encostas.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.