SubstantivoEditar
Significado de Czar substantivo masculino [História] Denominação anteriormente utilizada para designar o imperador da Rússia; usada também na Idade Média por monarcas sérvios e búlgaros; abolida a partir da revolução bolchevista de 1917. Forma preferencial: tsar.
Czarismo foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a Revolução de 1917. Czar era o título que se dava ao Imperador Russo e que, durante esse período, governava de forma absoluta, na qual se confundia com o Estado.
Os principais czares e czarinas do Império Russo
Na opinião do filólogo Antônio Houaiss, a forma preferencial é "tsar" por ser mais próxima da pronúncia russa, embora seja mais comum o uso das grafias "czar" ou "tzar". Dada a influência do autor, a palavra passou a ter algum uso no Brasil. Em Portugal e no Brasil, czar é a palavra correntemente utilizada.
Ivan, o Terrível
Imperadores russos: Dinastia Rurik.
Os russos chamavam o imperador bizantino de “tsar”. ... Estes eram chamados de reis, rainhas, imperadores, xeques, marajás e assim por diante.
A história de "César" como título imperial é reflectida pelos seguintes títulos monárquicos, normalmente reservados para "Imperador" e "Imperatriz" em muitas línguas (note-se que o nome César, pronunciado Sé-zár em português, era pronunciado cai-ssár em latim clássico):
Uma versão latina antiga do termo Rus' era Rutênia, aplicada principalmente às regiões oeste e sul de Rus e que eram adjacentes à Europa católica. O nome atual do país, Россия (Rossia), vem da designação grega bizantina Ῥωσσία (Rhossía) à Rússia de Quieve.
Alexandre I da Rússia
No século XIX, os movimentos de oposição ao regime czarista russo abriram portas para a formação do chamado Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
Os bolcheviques defendiam a passagem da Rússia ao socialismo imediata e radical. Já os mencheviques defendiam uma passagem mais branda e moderada. Vale lembrar que os bolcheviques eram meio que os representantes dos trabalhadores e os mencheviques tentavam defender tanto os trabalhadores como os burgueses.
Pregavam a formação de uma ditadura do proletariado, na qual também estivesse representada a classe camponesa. Como esse grupo obteve mais adeptos, ficou conhecido como bolchevique, que significa maioria. Trótski, inicialmente sem posição dentro da divisão do partido, aderiu aos bolcheviques mais tarde.
8 de março de 1917