Além dos conhecimentos técnicos, a importância da educação envolve a construção de cidadania. Por meio dela, é possível formar cidadãos conscientes, críticos e capacitados para viver em sociedade. Um país que estimula esse aspecto tem uma população preparada para encarar os desafios cotidianos em todas as áreas.
Os principais limites para efetivar o direito à educação (conhecidos por toda a sociedade) são representados por: falta de recurso do Estado - sendo que este pode alegar o uso da reserva do possível para direcionar os recursos financeiros na área da educação.
Os limites e as possibilidades para segurar efetivação do direito à educação são: Infraestrutura da escola. Condições socioeconômicas das famílias. Coerência das ações estatais.
A educação é direcionada ao desenvolvimento integral da personalidade humana e ao fortalecimento do respeito pelos direitos e liberdades humanas fundamentais. Desse modo, a educação contribui certamente para a ampliação de uma cidadania e para a expansão do modelo de democracia comunicativa.