Localiza-se embaixo do cérebro e na frente do cerebelo. ... A função do bulbo é conduzir os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa. Também produz os estímulos nervosos que controlam a circulação, a respiração, a digestão e a excreção.
Na parte caudal do bulbo, as fibras deste trato cruzam obliquamente o plano mediano e constituem a decussação das pirâmides. É devido à decussação das pirâmides que o hemisfério cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério cerebral esquerdo controla o lado direito.
Designação de qualquer zona ou região do sistema nervoso onde as fibras nervosas provenientes de um lado se cruzam com as fibras do lado oposto.
A decussação das pirâmides é um fenômeno que ocorre em todos os animais vertebrados, em que há um cruzamento das fibras nervosas no plano mediano, de maneira oblíqua, que resulta na troca de lado destas fibras. Assim, é o lado esquerdo do cérebro que controla o direito, e o lado direito que controla o lado esquerdo.
O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior. Ele é dividido anatomicamente em dois hemisférios laterais denominados de hemisférios cerebelares e uma região mediana, denominada vérmis.
Áreas associativas límbicas e pré-frontais (motivação para iniciar o movimento) SISTEMA MOTOR SOMÁTICO Page 4 • As vias de projeção descendente (conjunto de fibras nervosas) são muito organizadas e têm origem em regiões do córtex cerebral e tronco encefálico.
A medula espinal tem numerosos grupos de fibras nervosas que se dirigem ou partem do cérebro. Estes foram coletivamente chamados tratos ascendentes e descendentes da medula espinal, respectivamente. Os setores são responsáveis por transportar estímulos motores e sensoriais de e para a periferia (respectivamente).
O hipotálamo é a região do encéfalo (diencéfalo) de vertebrados relativamente pequenos, localizado sobre o tálamo, cuja função é manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.
O paleocerebelo é constituído pelo lobo anterior, a pirâmide e a úvula. É responsável pela coordenação do grau de contração dos músculos, importante na regulação do tônus muscular e no controle da posição do animal no ambiente aquático.
Os dois lóbulos laterais lembram os dois hemisférios do cérebro e às vezes são chamados de hemisférios cerebelares. A principal função do cerebelo é a coordenação dos movimentos corporais por meio do controle integrado dos músculos, incluindo equilíbrio e postura.
O cerebelo tem como função manter o equilíbrio do corpo, controlar os movimentos musculares e é responsável pelas aprendizagens motoras. ... Quando ocorrem lesões no cerebelo, o corpo costuma perder seu equilíbrio, tônus muscular e a coordenação dos movimentos.
Pedúnculo cerebelar médio é a estrutura que dá a fixação do cerebelo à ponte. Existem também o pedúnculo cerebelar inferior, que fixa o cerebelo ao bulbo, e o pedúnculo cerebelar superior, que liga o cerebelo ao mesencéfalo.
Os distúrbios cerebelares têm inúmeras causas, incluindo malformações congênitas, ataxias hereditárias e doenças adquiridas. Os sintomas variam de acordo com a causa, mas tipicamente abrangem ataxia (marcha normal com base alargada em decorrência do comprometimento da coordenação muscular).
Se localiza abaixo do cérebro. Coordena, com o cérebro, os movimentos do corpo. É responsável pelo equilíbrio do corpo, pois está ligado a alguns canais da orelha interna.