Que tipo de doença e mononucleose? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Esse é o nome pelo qual ficou conhecida a mononucleose, doença infecciosa causada pelo vírus Epstein-Barr, da família Herpesviridae. O nome popular está relacionado à principal forma de contágio da doença: a saliva.
Qual agente causador da mononucleose infecciosa?
Agente Etiológico Vírus Epstein-Barr (VEB), da família Herpesviridae.
Como ocorre a transmissão da mononucleose infecciosa?
A mononucleose é uma doença que pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra por meio da saliva, principalmente, sendo o beijo a forma mais comum de transmissão. No entanto, o vírus pode ser espalhado no ar através de gotículas que são liberadas no espirro e na tosse.
Qual célula sanguínea é alvo do vírus Epstein-barr?
Estudos bem atuais ratificam que os linfócitos B constituem-se no alvo inicial do EBV durante a infecção primária, além de representarem o local de persistência viral por toda a vida(35).
Quanto tempo leva para curar a mononucleose?
Normalmente a recuperação ocorre dentro de duas a quatro semanas; em alguns casos mais raros, após 120 dias. Contudo, os pacientes podem contagiar outras pessoas até um ano após o desaparecimento dos sintomas da mononucleose, o que representa risco de contágio.