Dentro das figuras de linguagem, o assíndeto ocupa a classificação das figuras de sintaxe. Por isso, consiste na supressão dos conectivos coordenativos, ou seja, elementos que ligam as orações coordenadas. Veja os exemplos: Engordou muito.
Assíndeto é a figura de linguagem usada quando há omissão de conjunções coordenativas que ligariam elementos ou orações coordenadas, isto é, aquelas que são independentes entre si.
Assíndeto e Polissíndeto: Diferenças Enquanto o assíndeto é determinado pela omissão de uma conjunção (síndeto), o polissíndeto é marcado pela repetição da conjunção coordenativa (conectivo). Exemplos: Maria correu, pegou o ônibus, foi para o trabalho.
Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.
Ironia é uma figura de linguagem que utiliza palavras com sentido oposto para dar ênfase ao discurso. ... A palavra ironia tem origem grega (euroneia) e significa dissimulação, fingimento. Para entender melhor esse conceito, vejamos um exemplo: Doutor, agradeço o fato de ser tão atencioso comigo.
A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido....Observe os exemplos abaixo:
No trecho: "a primeira coisa que fez foi trocar o nome de sua empresa , que passou a se chamar Uruguai Sociedade Anônima , patriótico nome cuja sigla é U.S.A. ", a figura de linguagem se percebe é ironia.
Por exemplo, a frase "Sua amiga é uma cobra com coração de pedra" mistura duas metáforas famosas cujos significados são semelhantes: "Sua amiga é uma cobra" e "Essa pessoa tem coração de pedra". Nesse caso, as duas orações se complementam e dobram o efeito da metáfora.
Antítese, apóstrofe, eufemismo, gradação ou clímax, hipérbole, ironia, paradoxo ou oxímoro, prosopopeia ou personificação. Aliteração, assonância, onomatopeia, paronomásia.
Conceito de metáfora Apesar de ser uma comparação, esta não é explícita, pois não apresenta conectivo em sua construção. A metáfora se constrói com a escolha de dois termos, um em seu sentido literal (ao qual a referência é feita) e outro no sentido figurado (por meio do qual se refere ao primeiro).
Uma metáfora é uma figura de linguagem que descreve um objeto ou uma qualidade de uma maneira não literal, e ajuda a explicar uma ideia geral sobre algo ou alguém.
Significado de Metafórico adjetivo Relativo à metáfora: expressão metafórica. Que apresenta abundância de metáforas: estilo metafórico.
Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos. ... Metáfora é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido.
Personificação é o mesmo que Prosopopeia. Representam figuras de linguagem capazes de atribuir a seres irracionais ou a objetos inanimados, ações, qualidades e sentimentos que são próprios dos seres humanos. Exemplo: ... – (A nevasca é considerada como portadora de um sentimento – a crueldade.)
Resposta. Pleonasmo é quando você usa palavras sem necessidade por que a palavra anterior tem o mesmo significado que a palavra seguinte. Exemplo: subir pra cima, descer pra baixo, entrar pra dentro, etc.
Resposta. Antítese é uma figura de linguagem que consiste na exposição de idéias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. ... Várias antíteses podem ser feitas através de Amor e Ódio, Sol e Chuva, Paraíso e Inferno, Deus e Diabo.
O que é antítese? ... A antítese é uma figura de linguagem usada para realçar e intensificar o sentido daquilo que se fala por meio do uso de termos com sentidos opostos no discurso.