Entre o 6º e o 8º mês de gestação o testículo desce em direção a bolsa escrotal, dirigido por um músculo e incentivado por hormônios, de tal modo que aproximadamente 70% das crianças prematuras (7 meses de gestação), e 95% das nascidas a termo, na época prevista (40 semanas de gestação) já tem seus testículos no ...
A criptorquidia é uma situação em que os testículos do bebê não descem para o escroto, permanecendo na região abdominal, o que pode aumentar o risco de hérnias, torção e câncer de testículo. Normalmente, os testículos descem para o escroto nos últimos meses de gestação, podendo também acontecer até os 3 meses de vida.
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.
O órgão sofre uma transformação efetiva quando o menino está, mais ou menos, no meio da adolescência. A partir daí, é possível observar um crescimento no comprimento, que prossegue até a fase adulta. Os testículos e o escroto acompanham esse crescimento.
Durante a realização do autoexame, o homem ficar atento a alterações nos testículos como:
Ter um testículo um pouco maior que o outro é normal. Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes.
O que pode causar? Testículos pequenos significam que algo não está normal. As vezes, é normal um testículo ser um pouco menor que o outro. O testículo esquerdo é normalmente mais baixo que o direito em aproximadamente 85% dos homens.
Os sintomas da hérnia inguinal são: