A alfabetização se constitui em uma etapa primordial nos anos iniciais do ensino fundamental que integrada ao letramento contribui para a efetuação eficaz do ensino e da aprendizagem no qual têm por objetivo que os alunos desenvolvam a escrita e a leitura, concomitantemente, tendo em vista que são processos ...
Os processos de alfabetização e letramento estabelecem estreita relação de sentido, e, cabe ao educador, através de sua ação cotidiana em sala de aula, mediar intencionalmente situações que levem o educando a adquirir estes estados de compreensão linguística no processo de ensino e aprendizagem.
O papel do professor no processo de alfabetização dos alunos é trabalhar da melhor forma possível para ensinar, construir a escrita e a incentivar a leitura, sem contar que ele deve encontrar meios para que o aluno se interesse em aprender, pois será dessa forma que o aluno vai saber se relacionar melhor com as pessoas ...
Resposta: Auxilia no desenvolvimento de atividades que contribuem para a aprendizagem da escrita pelas crianças.
O professor mediador na alfabetização atua como uma primeira “ponte” que leva seus alunos e constituir, inicialmente, e ampliar, dentro do possível para a faixa de escolarização, os conhecimentos registrados pela escrita. Quanto mais conhecimentos escritos eles dominam, maior seu grau de letramento.
No processo de construção da aprendizagem da leitura e escrita as crianças cometem “erros”. ... O professor por sua vez, deverá atuar como mediador, e ser antes de tudo um leitor. Precisa ler para os alunos, ler com eles e saber ouvir com entusiasmo as leituras dos textos que eles próprios produzem e escolhem para ler.
Ao mediar as situações de ensino, o professor se coloca entre o aluno e a aprendizagem. ... Pensar a dinâmica da sala de aula permitindo que o ambiente seja colaborativo e proporcione o fazer do aluno sob a orientação do professor, agora tutor, é fundamental. Falar menos, ouvir mais, responder menos, perguntar mais!
Para que possa produzir mudanças, o educador precisa buscar novos conhecimentos e saber como aplicá-los em sala de aula. O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.
Atuar na sala de aula exige do professor uma postura respeitosa, contudo é desnecessário mostrar autoritarismo, está na hora de desmontar a aparência “severa” e formal; e concentrar-se na preocupação de manter a organização da classe e fazê-los deter o máximo de conhecimento possível.
O Professor Mário Sergio Cortella em seu vídeo “Qual a postura ideal do professor, ele fala professor ideal para nossa escola é aquele que tem humildade, satisfação e coragem, ou seja, nunca esteja satisfeito com o que tem, sempre querendo, mas ele deve ser capaz de diferenciar o tradicional velho do novo cada vez mais ...
O perfil do professor alfabetizador deve ser centrado no dever e saber de ensinar com qualidade e isonomia. O papel do professor e do aluno na perspectiva de ensino “tradicional” e na concepção “construtivista” é fornecer as ferramentas educacionais alunos, bem como, ensinar os mesmos a fazer uso delas.
5 atitudes para se tornar um excelente professor
Quando um professor decide ser alfabetizador, precisa ter noção da importância de seu papel, pois, quando ele ensina uma criança a ler e a escrever, também a ensina a compreender o mundo. ... Sendo assim, o educador precisa apresentar uma postura e metodologia adequada a cada realidade da criança.
É papel do professor alfabetizar a criança dentro de um contexto, através de práticas de letramento. É durante este processo que o alfabetizador deve despertar no educando o gosto pela leitura. ... Isto não se trata de um método novo de alfabetização, mas sim da maneira pela Page 8 2843 qual a escrita é introduzida.
Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), é um dos maiores nomes na área de alfabetização e letramento, com ênfase em ensino-aprendizagem.
O alfabeto afixado na sala é de grande importância no mundo da escrita, pois dá maior segurança para quem está aprendendo seus primeiros traçados. ... É bom lembrar que as mesmas são classificadas como atividades de fixação, ótimas para se decorar as letras, a ordem do alfabeto e a utilizar cada uma de forma correta.
A alfabetização cartográfica é o objetivo básico das séries iniciais e ela propõe atividades que desenvolvam as seguintes noções: pontos, linha, área, lateralidade, orientação, localização, referências, noção de espaço e tempo (RIBEIRO et al., 2001).
A escrita é um processo simbólico que possibilitou o homem expandir suas mensagens para muito além do seu próprio tempo e espaço. ... Escrever é importante, pois deixa a mente fluir, deixando nosso pensamento no papel, falando sobre algum assunto que aconteceu ou está acontecendo.
Como ensinar o alfabeto?
Com as letras cantamos o amor, a dor, a natureza, a sustentabilidade, as paixões, as decepções, as desilusões, um mundo de coisas. ... E estes, através das letras, temos plenas condições de enriquece-los um pouco a cada dia. Letras servem para proporcionarem infinitas possibilidades!
Uma letra é um grafema num sistema alfabético de escrita, como o Alfabeto grego e seus descendentes. Letras compõem fonemas e cada fonema representa um fone (som) na Língua falada.
Para escrever nomes de coisas ou objetos, usamos letra minúscula. Eles são chamados de nomes comuns e por isso são escritos com letras minúsculas. Exemplo: Saí com minha prima para tomar sorvete. Depois passamos na banca e compramos gibis.