O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, tendo papel importante nos mamíferos que hibernam. ... Durante esse tempo, o tecido adiposo multilocular produz calor, protegendo o recém nascido contra o frio. Localização do tecido adiposo multilocular no recém nascido. Tecido adiposo multilocular.
O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, estando relacionado, portanto, com a manutenção da temperatura corpórea. Esse tecido nos adultos está presente em apenas algumas poucas regiões, diferentemente do tipo unilocular, que é encontrado em praticamente todo o corpo.
O tecido adiposo é um tecido conjuntivo especializado que armazena gordura em suas células adiposas, ou adipócitos. Esse tecido é a maior reserva de energia do organismo na forma de triglicerídeos. Ele pode ser classificado de duas formas: unilocular (ou amarelo) e multilocular (ou pardo).
O tecido conjuntivo adiposo é composto por matriz extracelular e células adiposas, os adipócitos. A matriz é composta de fibras reticulares (colágeno tipo III) bem finas, que formam redes e não se observam facilmente ao microscópio. Essa substância intercelular envolve os inúmeros adipócitos presentes.
Fontes: alimentação, fígado, síntese a partir de glicose. Sintetiza moléculas como leptina e adiponectina. Leptina ( hormônio que participa da regulação da quantidade de tecido adiposo no corpo e na ingestão de alimentos).