Função. A parte transversa do músculo nasal enruga a pele do nariz e comprime a abertura nasal, daí o seu outro nome, compressor das narinas. A parte alar dilata as narinas quando traciona a asa nasal lateralmente, daí o seu nome dilatador das narinas.
A fáscia superficial encontra-se imediatamente abaixo da pele, enquanto a profunda envolve músculos, nervos e vísceras (YEGIN, YAKUP et al. 2016). A fáscia tem como função proteger, separar estruturas, molda nosso corpo, realiza lubrificação que nutre e permite o deslizamento dos músculos.
Em anatomia, chama-se compartimento fascial, fáscia ou loja anatômica, o conjunto de tecidos fibrosos (invólucros fasciais) que penetram e envolvem músculos, ossos, nervos, vasos sanguíneos, vísceras e órgãos do corpo, provendo suporte, proteção e forma ao organismo.
A extremidade presa a uma peça óssea que não se desloca, ou ponto fixo, é denominada de origem. A extremidade presa a uma peça óssea que se desloca, ou ponto móvel, é denominada de inserção. Os músculos fixam-se a essas extremidades por intermédio de tendões e aponeuroses.
Músculos do compartimento flexor do braço: Músculo coracobraquial....Músculo bíceps braquial.
Hiperplasia é o processo de aumento no número de células musculares em relação ao original. A sobrecarga de treinamento imposta ao músculo estimula o surgimento de novas células, que são fibras musculares. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE HIPERTROFIA E HIPERPLASIA?
O músculo esquelético forma a maior parte da musculatura do corpo, chamada na “boca popular” de “carne”. O esqueleto é totalmente recoberto por este tecido, que está preso aos ossos e é responsável pela movimentação do corpo.
A desnervação é uma das alterações patológicas mais comuns em músculo. Decorre da perda do axônio motor, ou de todo o motoneurônio. Há muitas causas.